Supesp participa da V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará
22 de agosto de 2025 - 17:07 ##supesp #Dipas #Secretaria das Mulheres #V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará
Com muita animação, alegria e compromisso com ações estruturantes para o público feminino, representantes de movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres, autoridades e organizações sociais e da sociedade civil estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (22/8), para a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará. A programação acontece até dia 23 de agosto.
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) foi representada pela assessora técnica e economista da Diretoria de Pesquisa (Dipas), Luciana Rodrigues. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
O encontro visa discutir, propor e fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres cearenses, entre elas o I Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, a leitura e aprovação do regimento interno e eleição das delegadas para Conferência Nacional.
Estiveram presentes no evento representantes de 58 municípios, da entre elas a secretária das Mulheres do Estado, Lia Gomes, a farmacêutica e ativista dos direitos da mulher, Maria da Penha, o coordenador do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio), vinculado à Casa Civil do Governo do Ceará, Avilton Meneses.
Regimento interno
Além disso, a Conferência promoverá a leitura e aprovação do Regimento Interno, o debate dos eixos temáticos e a Plenária Final. Neste último momento, serão eleitas as propostas que representarão o Ceará na Conferência Nacional, bem como as delegadas que irão compor a representação do estado.
A Conferência é considerada um dos principais espaços de participação social e política das mulheres cearenses. O evento promove o diálogo entre diferentes setores e reafirma o compromisso do Ceará com a defesa dos direitos, a equidade de gênero e o fortalecimento da democracia.
Responsável pela elaboração do Painel Dinâmico do Feminicídio e do Painel de Ocorrências com base na Lei Maria da Penha, a Supesp vem se destacando pelo apoio às políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher, a partir dos indicadores e diagnósticos temáticos, que aperfeiçoam a visão sobre o problema e as melhores estratégias para os gestores em segurança pública e secretarias transversais.