Quem é quem

SUPERINTENDENTE

José Helano Matos Nogueira

O superintendente possui titulações de Pós-Doutorado pelo King’s College de Londres e Doutorado pela Universidade de Liverpool na Inglaterra. No âmbito da administração de negócios, destaca-se por ter sido o primeiro brasileiro a ser Diretor Mundial da Polícia Forense da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) gerenciando 190 países na sede em Lyon na França. Vale ressaltar, que foi Perito Criminal da Polícia Federal na área de combate aos crimes cibernéticos e crimes por computador por mais de 20 anos e Chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal. Também foi Data Protection Officer (DPO) do Instituto de Ciência e Alta Tecnologia. É membro honorário da Academia Cearense de Direito (ACD) e membro consultor da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e Inovação da OAB/RJ.

No âmbito acadêmico internacional, o superintendente foi professor das disciplinas de Combate aos Crimes Cibernéticos, Cibernética Forense e Gestão de Tecnologia Estratégica do mestrado e doutorado da Universidade de Liverpool na Inglaterra. No Brasil, foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), FURG/RS, PUC/RJ, Academia Nacional de Polícia (AND/PF), dentre outras. Atualmente, é professor do Centro Universitário Farias Brito (FBuni), do Instituto de Pós Graduação (IPOG) e da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC). Autor de vários livros, tais como: Direito Digital e Cibernético, Segurança Cibernética, Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, Engenharia de Software, Global Crises Management.

Foto Oficial

Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (DIESP)

Anderson Duarte Barboza

Oficial da Polícia Militar do Ceará, atualmente no posto de Capitão PM, e professor conteudista da disciplina de Ética e Cidadania do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO). É Coordenador do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP), da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP|CE). É pesquisador da Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública do Estado do Ceará (SUPESP).

Mestre e Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGEB/UFC); Especialista em Gestão Pública (Universidade Estadual do Ceará – UECE) e em Segurança Pública (Universidade Estácio de Sá); Bacharel em Segurança Pública (APMGEF) e em Geografia (Universidade Estadual do Ceará-UECE).

Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (DIPAS)

Manuela Chaves Loureiro Cândido

A diretora de pesquisa e avaliação de políticas de segurança pública é perita criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde atuou inicialmente no Núcleo de Química Forense e depois foi Coordenadora da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses. Possui vários cursos na área de análise de explosivos, incluindo o Post Blast Course do Federal Bureal of Investigation (FBI). No âmbito acadêmico, graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2005-2008); Mestre em Química pela UFC (com ênfase em Bioinorgânica) em parceria com Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP/RP (2009-2010); Foi professora do quadro efetivo do Instituto Federal do Ceará (2016-2017); Ministrou disciplinas na pós graduação da Unichristus e graduação da da Faculdade Maurício de Nassau; É do cadastro no banco de talentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), onde lecionou disciplinas nos Cursos de Investigação de Homicídios e Investigação de Drogas; Cadastro no Banco de Talentos da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), onde atua na coordenação, monitoria, ensino de cursos de formação e capacitação continuada de profissionais da segurança pública do estado.

Gerência de Estatística e Geoprocessamento

Franklin de Sousa Torres

Graduado em Estatística, com Mestrado em Administração e Controladoria, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp). Foi membro pesquisador mestre do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE). Diretor de estatística do Instituto Ampla Pesquisa e Opinião. Gestor da antiga Assessoria de Análise Estatística e Criminal – AAESC/Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – SSPDS (que hoje é a Geesp/Supesp). É Gestor titular estadual do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – Sinesp/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/Ministério da Justiça. Atuou como estatístico do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade – Lecos/FEAACS/UFC. Durante a graduação foi diretor da Gauss Empresa Júnior de Estatística – UFC (RH, Jurídico e depois Presidente).