Quem é Quem

Superintendente

Nabupolasar Alves Feitosa

O superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc-SP); e pós-doutorado em História pela UFC.

O novo superintendente da Supesp também possui formações em Gerenciamento de Operações de Inteligência e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.

 

 

Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp)

Gonçalo Eduardo Barreto Araújo

O tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto Araújo é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, com formação policial norteada pelo viés das operações de inteligência, operações de policiamento comunitário, operações de choque e ações em parceria com outros órgãos policiais irmãos, tendo fomentado tais direcionamentos profissionais através dos seguintes cursos policiais: Curso de Operações de Inteligência (Aesp/Coin/SSPDS-CE), Curso Básico de Inteligência (Aesp/Asint/PMCE), Curso para Forças – Tarefa de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Academia Nacional de Polícia/PF, Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (Senasp/MJ) e o Curso de Resposta a Incidente com Atirador Ativo pelo Programa de Assistência Antiterrorismo do Departamento de Segurança Diplomática dos EUA.

Também participou do Curso de Patrulhamento Urbano CPChoque/PMCE e do Curso de Operações de Choque CPChoque/PMCE.

 

E-mail


Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas)

Colombo Cirqueira

Bacharel em Ciências Sociais e Direito, Colombo Cirqueira tem Formação em Psicanálise, em Segurança, Violência e Direito e em Monitoramento e Avaliação. Ainda possui pós-graduação em Gestão em Segurança Pública e Inteligência, bem como em Análise Criminal e Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com domínio nas áreas de Sociologia e Antropologia Urbana com destaque para a Segurança Pública, Policiamento de Aproximação, Juventude e Identidade, Colombo Cirqueira é policial civil do Estado do Ceará e faz parte do Banco de Talentos da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), onde atua como professor e tutor na monitoria, ensino de cursos de formação e capacitação continuada de profissionais da segurança pública do estado.

É palestrante e professor das disciplinas Psicologia das Emergências, Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente a Grupos Vulneráveis, Relações Interpessoais e Ética, Cidadania e Diversidades Sociais, assim como, pesquisador com ênfase na Segurança Pública, Intersetorialidade, Mediação de Conflito, Deslocamentos Forçados e Justiça Restaurativa.

E-mail


Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp)

Franklin de Sousa Torres

O gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp, Franklin Torres, exerce o cargo desde 2021 e é graduado em Estatística com mestrado em Administração e Controladoria, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi membro pesquisador mestre do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Diretor de Estatística do Instituto Ampla Pesquisa e Opinião, foi gestor da antiga Assessoria de Análise Estatística e Criminal – AAESC/Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – SSPDS (que hoje é a Geesp/Supesp).

É gestor titular estadual do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – Sinesp/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/Ministério da Justiça. Atuou como estatístico do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade – Lecos/FEAACS/UFC. Durante a graduação foi diretor da Gauss Empresa Júnior de Estatística – UFC (RH, Jurídico e depois presidente).

E-mail


Gerência Administrativo-Financeira (Gefin)

Rafael Braga Malveira

Rafael Braga Malveira assumiu a Gerência Financeiro Administrativo (Gefin) da Superintendência de Pesquisa e e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) em outubro de 2023.

 

Formado em Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC) com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade FA7, possui 20 anos de experiência no setor, tendo atuado na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, responsável pelo preparo, acompanhamento, controle, conclusão e emissão dos instrumentos contratuais, além de dar suporte aos atos formais a serem praticados pela administração e cotação para licitação.

E-mail