Novo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, é apresentado junto com novos colaboradores

2 de fevereiro de 2023 - 15:59 # # # # #

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (02/02), na sala de controle da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o novo superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, foi apresentado junto com os novos colaboradores à equipe do órgão, que é responsável pela elaboração de estratégia, dados e pesquisas na área da segurança pública no estado do Ceará.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o novo gestor da Supesp ainda tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc-SP); e pós-doutorado em História (UFC). Em sua apresentação, Nabupolasar Alves destacou seu trabalho para o combate ao crime de assaltos a bancos em meados dos anos 2006 e 2007, reduzindo em mais de 80% o número de ocorrências.

“É muito importante essa compreensão e leitura dos números para a tomada de decisões pelos gestores, como aconteceu recentemente com dados sobre a morte de pessoas trans, colocando o Ceará como o segundo que mais mata esse público, quando na realidade vários casos não estão relacionados com transfobia e, sim, com crimes como tráfico, roubo entre outros”, destacou Nabupolasar, destacando a necessidade da leitura de dados e informações para entregar cenários mais estratégicos e factíveis possíveis aos gestores da segurança.

O novo superintendente da Supesp também possui formações em Gerenciamento de Operações de Inteligência e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento. Na ocasião, ainda se apresentaram o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Eduardo Barreto, como o novo diretor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), Júlio César Ribeiro de Assunção Filho, capitão da PMCE e assessor I da Diesp e Rafael Barbosa Gonçalves, investigador da Polícia Civil e assessor I da Diesp. Pela Gerência Administrativo Financeira, assume a auxiliar administrativo Karen Ingrid.

Indicadores

Todos enfatizaram a importância desse momento de evolução da Supesp em sua missão estratégica junto à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), fornecendo dados, elementos e evidências científicas para a melhoria dos indicadores, a prevenção e o combate à criminalidade. Participaram da apresentação o diretor de Pesquisa e Avaliação  de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Franklin Torres, o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Matheus Osterno e a gerente Administrativo Financeiro, Sheiliane Luz.