Inscrições para o I Encontro de Estratégia da Supesp começam nesta segunda-feira (6/05)
6 de maio de 2024 - 18:38 ##SSPDS ##supesp #Aesp #I Encontro de Pesquisa #Pesquisa e Estratégia #seminário #UFC
Com ênfase em estratégias e políticas públicas para segurança, o I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará tem suas inscrições gratuitas abertas nesta segunda-feira (6) e seguem até o dia 15 de junho. O objetivo é reunir trabalhos científicos e apresentar debates e palestras em torno dos novos desafios da segurança pública e estratégias, inovações e tecnologias para a prevenção e o combate à criminalidade. Serão dois dias, 20 e 21 de junho, de uma programação extensa com participação de secretários, pesquisadores, professores, estudantes e gestores da segurança pública local e nacional.
O evento é organizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e acontecerá no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
A palestra de abertura será com a pesquisadora e professora capixaba Bárbara Caballero, que foi coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES) do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN/ES) e é professora de Análise Criminal em diversas instituições de segurança pública dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Foi coordenadora de Estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), de 2015 a 2021, e entre 2014 e 2017 foi professora de estatística e de microeconomia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-Rio). É mestre em economia pela PUC-Rio (2013) e bacharel em economia pela UFRJ (2009).
Também estão confirmadas as participações do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), Samuel Elânio; da secretária das Mulheres e vice-governadora, Jade Romero; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; dos Direitos Humanos, Socorro França; dos Povos Indígenas, Juliana Alves; da Juventude, Adelita Monteiro; da Diversidade, Mitchele Maria e o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Sociologia, César Barreira.
“Este será um momento único na área da segurança cearense. Reuniremos os gestores de setores estratégicos para discutir temáticas urgentes e prioridades para o nosso governador e o próprio secretário, dando prioridades e apontando soluções para um assunto complexo e sensível para a população, a segurança pública”, explicou o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, reforçando que a expectativa da organização do evento é de receber cerca de 250 pessoas de várias partes do país.
Para a secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, o evento será um momento fundamental para garantir que as vozes indígenas sejam ouvidas: “Este seminário é uma oportunidade crucial para trazer à tona as realidades dos povos indígenas no contexto da segurança pública e criar políticas mais justas e efetivas. A abordagem transversal é fundamental para garantir que as vozes indígenas sejam ouvidas e consideradas nas discussões sobre segurança pública e inclusão social. Só por meio da colaboração e do diálogo constante podemos construir um futuro onde os povos indígenas tenham acesso à segurança e justiça de forma equitativa”, disse a secretária.