Superintendente da Supesp reúne-se com gestão superior da Polícia Civil para diagnóstico de inteligência criminal

10 de fevereiro de 2023 - 08:49 # # # # #

Em sua agenda de encontros e visitas técnicas para alinhar demandas de informações estratégicas para os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, participou de uma reunião com representantes da gestão superior da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na manhã dessa quinta-feira (09/02).

O encontro aconteceu na sede da Superintendência da Polícia Civil e foi coordenado pelo delegado geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, e pela delegada geral adjunta, Teresa Cruz, com a participação de representantes de unidades especializadas como os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção a Grupos Vulneráveis, de Polícia Metropolitana, de Polícia da Capital, de Inteligência e de Recuperação de Ativos Apreendidos, além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). O objetivo dessa agenda, segundo o delegado Márcio Gutiérrez, é aperfeiçoar o protocolo de informações internas da Polícia Civil, a partir do fluxo de informações, dados e estatísticas fornecidas pela Supesp.

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, responder com dados qualitativos às demandas operacionais das polícias, pode direcionar bastante o esforço e qualificar melhor as ações e estratégias. É o caso de crimes e ocorrências por disputa de territórios entre grupos criminosos, onde o setor de inteligência pode identificar, prever e se antecipar a algumas situações.

Inteligência Criminal

“Nós já temos uma cartela de produtos entregues às Forças de Segurança, como o sistema Status – que produz as manchas criminais – o Cerebrum, banco de dados com vários indicadores, e queremos agora avançar na qualidade desses dados e na rapidez desse atendimento”, mencionou o superintendente Nabupolasar Feitosa.

Segundo o diretor de Pesquisa e Avaliação de Politicas Públicas de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Franklin Torres, serão elaborados relatórios específicos com melhor detalhamento para as unidades especializadas. “Vamos atuar com o máximo de atualização dos Dashdboard, que são os gráficos e indicadores de determinado tipo de ocorrência para dá maior celeridade aos gestores e aos agentes da Polícia Civil”, explicou Franklin. Também esteve presente no encontro, o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Eduardo Barreto e o investigador da Polícia Civil e assessor I da Diesp, Rafael Barbosa Gonçalves.