Supesp tem palestras no GisDay com temas Análise de Dados Geospaciais de Criminalidade e Drone na Gestão Pública da Segurança
4 de novembro de 2025 - 08:29 ##supesp #diesp #Dipas #GisDay #UFC #Urca
Para comemorar o Dia do SIG, evento anual celebrado mundialmente em mais de 80 países, que exalta a tecnologia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), em 19 de novembro, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, neste mês de novembro, o GisDay, com uma ampla programação voltada para profissionais da Geografia, da Ciência de Dados, Tecnologia entre outras áreas afins.
Em ambas universidades, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) será representada e estará na programação técnica com duas palestras, com seus servidores da área de geografia. Nesta terça-feira, 4 de novembro, no auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, Centro de Ciências (bloco 902) da UFC, às 13h30, acontece a conferência “O Uso do Drone na Gestão Pública da Segurança”, com o diretor da Diretoria de Pesquisa (Dipas/Supesp), Eudázio Sampaio, o analista fazendário João Sérgio e o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Silvio Dantas.

Na ocasião, o diretor apresentará as práticas adotadas pelas vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no emprego de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) em diversas frentes de atuação. Segundo Eudázio Sampaio, “os drones representam um avanço na integração entre tecnologia, gestão e política pública, reforçando o papel da SSPDS na construção de uma segurança baseada em evidências e inovação”. Mais informações @labgeomorfologia_ufc. A programação na UFC tem início às 8h com credenciamento dos participantes e segue até às 15h com uma confraternização.
A edição de 2025, promovida pela UFC, conta com a participação de instituições acadêmicas, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, que utilizam ferramentas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e inteligência territorial em suas práticas cotidianas.
Cariri
Já no cronograma da Urca, a Supesp se fará presente, dia 19 de novembro, com a palestra “O Papel da Supesp na Organização e Análise de Dados de Criminalidade Urbana e Contribuição para Políticas Públicas Contra a Violência”, que será realizada pelo geógrafo e assessor da Diretoria de Estratégia (Diesp), Flávio Moreira, no auditório do Geopark Araripe, 9h, no município do Crato. As inscrições acontecem até dia 14 de novembro de 2019, no próprio local do evento, no Laboratório de Geoprocessamento, Campus Pimenta da Urca, no Crato e todo a programação terá carga horária de 10 horas.
Para Flávio Moreira, o evento no Cariri é uma oportunidade crucial para o debate sobre o papel da Supesp na segurança pública moderna, apresentando sua missão e alguns produtos, reforçando por ser a fonte dos dados criminais oficiais do Estado. “Esse papel do órgão, sobretudo focando na intersecção entre geotecnologias e planejamento estratégico e como a análise desses dados geoespaciais é utilizada hoje para transformar a segurança pública de reativa em estratégica, reforça o compromisso desta superintendência em usar a tecnologia geográfica para uma atuação na vanguarda do combate à violência e criminalidade”, disse Flávio.

O ciclo de palestras se encerra com o professor Marcelo Davi, abordando o tema Análise de Dados Geoespaciais e o economista do Departamento de Economia da UFC, Marcus Vinícius Araújo, falando sobre Correlação Espacial de Dados de Criminalidade e Vulnerabilidade Usando o Software R e QGIS.
Inspiração e conscientização
O Dia do SIG foi criado por Jack Dangermond, presidente e co-fundador da Esri (uma empresa líder em software de SIG), em 1999. Dangermond atribuiu ao advogado e ativista dos direitos humanos e do consumidor, Ralph Nader, a inspiração para a criação da data. A criação do dia visa enfatizar a importância da conscientização geográfica e do uso de mapas e SIG para a educação e a ação cívica.