Supesp encerra II Curso de Análise Criminal com apresentação de trabalhos
30 de outubro de 2025 - 16:59 ##supesp #Aesp #II Curso de Análise Criminal
Após dez dias e 60 horas/aula encerrou, nesta quinta-feira (30), a segunda edição do curso de Análise Criminal promovido pela Academia de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e coordenado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A superintendente da Supesp, Juliana Barroso, destacou a necessidade de integração de informações estratégicas
Envolvendo mais de 40 alunos de diversas instituições, de vários segmentos como a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Supesp, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil, Exército entre outros, o curso já se consolida como um dos mais importantes na área de análise de indicadores criminais do estado.

Para o diretor de Estratégia da Supesp (Diesp), coronel Gonçalo Barreto (foto abaixo), a troca de informações e o aprendizado nos dias de curso são essenciais para o aperfeiçoamento desses profissionais que atuam diretamente na linha de frente da segurança pública cearense. “A parceria com a Aesp é parte de um esforço para estamos aqui apresentando temáticas as mais diversas, do uso de drones em operações policiais até a sistematização dos dados para uma análise mais completa e robusta para os gestores da segurança”, explicou o diretor.

Durante o encerramento do curso, no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), seis grupos apresentaram temas relacionados ao curso, entre eles Análise das Apreensões de Cocaína Realizada pela PRF no Ceará, de 2015 a 2024, Crimes Sexuais contra vítimas de 0 a 12 anos em Fortaleza, de 2023 e 2024 e Análise Criminal dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio de Fortaleza (CVP).

Coordenador do curso, o geógrafo e assessor da Diesp/Supesp, Flávio Moreira (direita), fez a entrega do distintivo
Na sua mensagem aos alunos, a superintendente da Supesp, Juliana Barroso, fez questão de destacar o trabalho do órgão no processo de integração do conhecimento junto às Forças de Segurança, visando a qualidade da informação para a gestão e maior eficiência do trabalho dos agentes de segurança. “Quero agradecer muito a participação de todos; esse movimento que fazemos aqui é muito importante para nossa atividade diária. Já conversei com nosso diretor para ver a possibilidade de publicação dos trabalhos de conclusão deste curso e estamos aqui para atender às demandas de todos vocês, representantes de vinculadas”, conclui a superintendente.

Inteligência e análise de dados
Aluno do curso, o tenente Heitor da Casa Militar do Estado do Ceará, reforçou a importância da formação, quando foi possível acessar indicadores, painéis, gráficos, desenvolver um diagnóstico e um planejamento mais preciso para as forças policiais. “Com todas essas informações, faremos um trabalho mais eficiente e inteligente, a partir das manchas criminais e dos conteúdos detalhados que podemos investigar e facilitar o entendimento dos comandantes”, disse o tenente.

Tenente Heitor foi um dos participantes do II Curso de Análise Criminal
Membro da equipe destaque do curso com a melhor conclusão de trabalho, segundo a banca julgadora, tenente Gotardo, do Departamento de Planejamento e Gestão Operacional da PMCE, apresentou os dados analisados junto à PRF sobre apreensão de cocaína no estado e como a análise de dados e o uso de sistemas de inteligência podem melhorar os resultados das operações. Toda a equipe recebeu o distintivo do curso do II Curso de Análise Criminal.