Supesp e Aesp promovem segunda turma do curso de Análise Criminal
13 de outubro de 2025 - 13:20 ##supesp #Aesp #análise criminal #diesp
Com o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente dos principais conceitos e técnicas de análise criminal e visando apoiar a tomada de decisões na elaboração de políticas de segurança pública para a redução dos índices criminais de maneira eficaz, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realiza, de 20 a 30 de outubro, a segunda edição do Análise Criminal.
Aula da primeira turma do Curso de Análise Criminal
Com carga horária de 60 h/aula e no formato presencial, o curso acontece no laboratório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), promotora do curso, com a coordenação da Supesp, responsável pelo material pedagógico. O curso, que terá oito disciplinas e uma visita técnica, será encerrado com a avaliação dos trabalhos produzidos e apresentados no último dia, no auditório da SSPDS. A formação é voltada para profissionais de dados ligados à SSPDS, suas forças vinculadas e afins, e será composta por alunos de diversas instituições das esferas municipal, estadual e federal, sob a coordenação do geógrafo e assessor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), Flávio Moreira, e monitoria da soldado Weslany Verônica, da Aesp.
Último dia do curso será no auditório da SSPDS com apresentação dos trabalhos produzidos durante a formação
O curso, resultado de uma parceria entre Supesp e a Aesp, visa fortalecer a formação na área de estatística, geoprocessamento, tecnologias contemporâneas e análise de dados criminais. Algumas das disciplinas serão IA no Contexto da Análise Criminal, Introdução à Análise Criminal, Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, Geoprocessamento Aplicado à Segurança Pública, Introdução à Atividade de Inteligência e Cibersegurança, Acompanhamento de Atividade e Prática em Análise Criminal.
Visita técnica
Essa qualificação, segundo Flávio Moreira, segue o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente dos principais conceitos e técnicas de análise criminal para apoiar a tomada de decisões na elaboração de políticas de segurança pública para a redução dos índices criminais de maneira eficaz.
Além das aulas na Aesp, a turma deve cumprir visita técnica às instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Supesp, da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança do Ceará (Ciops).