Supesp e Codes integram Programa de inclusão da Secretaria de Direitos Humanos

18 de julho de 2025 - 15:45 # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, nessa sexta-feira (17/7), da programação “LBI 10+: uma década de inclusão, um futuro de acessos”, coordenada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih). A agenda aconteceu no auditório da Sedih, no bairro José Bonifácio, sendo parte da comemoração de 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

A Supesp, por meio da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança Pública (Dipas), participou do evento representada pelo assessor e geógrafo Eudázio Sampaio, acompanhado da orientadora da Célula de Grupos Vulneráveis da Coordenadoria de Defesa Social (Codes/SSPDS), Fabrine Bastos.

Supesp e Codes/SSPDS atuaram como facilitadores do Grupo Temático GT5 – Monitoramento de Políticas Públicas, colaborando diretamente com representantes de diversos municípios cearenses na construção de propostas e estratégias voltadas ao fortalecimento do monitoramento e da efetividade das políticas públicas inclusivas no Estado.

Durante as atividades, contribuíram para a mediação dos debates, orientando os participantes na identificação de ações em andamento, principais desafios enfrentados, sugestões de fortalecimento das políticas públicas e proposições para o acompanhamento e monitoramento das ações implementadas. Essa atuação reforçou o compromisso da Supesp e Codes com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo a articulação intersetorial e a construção de planos municipais alinhados ao Plano Estadual “Novo Viver sem Limite”.