Meu Celular tem mais de 7,2 mil aparelhos recuperados e Supesp participa de entregas
15 de abril de 2025 - 13:13 ##PMCE ##supesp #Celulares recuperados #Governo do Ceará #Meu Celular #PCCE
Com a participação do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, gestores da segurança e pessoas que tiveram seus aparelhos celulares roubados e/ou furtados, aconteceu, na manhã desta terça-feira (15/4), a cerimônia de Balanço do Programa Meu Celular, que está dentro de um política macro do Governo do Ceará de incremento à prevenção e combate à criminalidade, Ceará Contra o Crime.
O evento aconteceu na sede da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza, onde ocorreu a entrega de um lote com 355 telefones recuperados, do total de 7.200 aparelhos já devolvidos à população, no período de abril de 2024 a março de 2025. Desde o início do programa, em abril de 2024, já foram cadastrados na plataforma meucelular.sspds.ce.gov.br quase 40mil celulares, no total de 37.830.
Em percentual, no comparativo com o período de abril de 2023 a março de 2024, os roubos caíram 21% em todo o estado e os furtos uma redução 10,2%. Durante coletiva de imprensa e apresentação dos indicadores do balanço do programa, o secretário Roberto Sá fez questão de enfatizar o trabalho diário das polícias no estado tanto na recuperação dos eletrônicos como na prisão de criminosos. “Atuei cerca de 40 anos como policial e sei da missão de vida que esses profissionais carregam diariamente colocando suas vidas em risco. Todos os dias prendemos mais de 20 pessoas cometendo algum crime no estado; é um esforço que preciso destacar aos senhores”, disse o secretário, pontuando que essa redução representa menos 6.200 aparelhos que deixaram de ser subtraídos. “É uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e fazer com que essas possam ter mais tranquilidade”, finalizou.
De acordo com Márcio Gutierrez, o programa teve um impacto até mesmo na conscientização na hora de adquirir aparelhos celulares. “Muitas vezes as pessoas adquirem os telefones sem tomar as cautelas devidas e acabam adquirindo um produto oriundo de um furto ou um roubo. Esse programa, além de combater os crimes de roubos e furtos de celulares e a cadeia de receptação desses aparelhos, estimula o cidadão e a cidadã a comprar melhor, a verificar se o produto tem uma rastreabilidade, se o vendedor é de confiança. Tudo isso é muito importante para que tenhamos, cada vez mais, segurança”, completou.
Supesp
Responsável pelo mapeamento dos indicadores e o estudo para viabilizar a implantação da tecnologia, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) esteve representada no evento pelo superintendente Nabupolasar Feitosa, e lembrou o trabalho feito junto a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, a desenvolvedora do sistema.
“A Supesp intensifica cada vez mais a atividade de soluções e estratégias para os gestores da segurança, a partir do mapeamento e produção de dados, pesquisas, que vão nos norteando nossas análises e conclusões até chegarmos na melhor fórmula, que garanta a viabilidade pelos agentes e uma execução direcionada para a prevenção e promoção da paz da sociedade cearense”, explicou o superintendente.
Recordes
Desde a implantação do Programa Meu Celular, em Abril de 2024, o Governo do Ceará vem batendo recordes na restituição de aparelhos celulares e na redução dos índices de roubo e furtos de telefones em todo o estado, Região Metropolitana e capital. Somente em dezembro de 2024 comparado a Dez/2023 – Roubo de celular teve queda de 23,1% em todo o estado.
. No mesmo período, somente na capital, a redução de roubo foi de 25,7%
. No comparativo com Furtos, no mesmo período, a queda foi 22,2% em todo o estado do Ceará
. E na capital, o índice atingiu quase 30% de redução de celulares furtados, no total de -27,3%
Um dos 7.200 aparelhos recuperados é da cearense Sabrina Leite, que teve o celular furtado há três anos atrás. “Eu já nem esperava mais encontrá-lo. Aí, semana passada eu recebi a mensagem que ele foi encontrado e que eu poderia vir buscar. Eu fiquei muito feliz porque ele foi comprado com muito esforço”, contou a jovem. “Como eu pretendo voltar para a faculdade em breve, ele vai ser muito útil no meu dia a dia, porque vai me auxiliar demais”, complementou.
Programa Meu Celular
Desde abril de 2024, os proprietários de aparelhos celulares podem cadastrar os seus dispositivos por meio da plataforma Meu Celular, na qual podem ativar alertas em caso de roubo, furto ou extravio, auxiliando na recuperação dos equipamentos. O programa, lançado pelo Governo do Ceará, foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e auxilia no combate a crimes envolvendo dispositivos móveis, por meio de um site que possibilita o cadastro dos dispositivos. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realiza as investigações para encontrar e recuperar esses aparelhos. Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE), durante abordagens a pessoas suspeitas, realiza a conferência de celulares que se encontram na posse dos abordados, por meio de um aplicativo para conferir se há alguma restrição sobre a procedência do dispositivo móvel.
O titular da SSPDS destacou, ainda, os números obtidos pelo programa em seus primeiros oito meses. “Nós, ao longo desse período de abril para cá, já recuperamos mais de 5.350 aparelhos e eles estão sendo devolvidos aos seus verdadeiros donos em todo o Estado do Ceará. Então, entre no site, cadastre seu telefone e nos ajude a localizar caso ocorra algum sinistro com o seu aparelho”, orientou Roberto Sá.
Cadastro no programa
O Meu Celular pode ser acessado por qualquer pessoa com um computador ou um celular com acesso à internet, por meio do site https://meucelular.sspds.ce.gov.br. Após o cadastro, o usuário pode fornecer dados como número do IMEI do dispositivo (número de série do aparelho), nota fiscal e, caso o aparelho seja furtado, roubado ou perdido, PDF do Boletim de Ocorrência (BO). O cadastro, no entanto, pode ser feito preventivamente, mesmo que o proprietário esteja com o celular em mãos.
Para visualizar o IMEI do dispositivo, o proprietário pode discar o número *#06#, caso esteja com o dispositivo móvel. Caso não esteja com o celular em mãos, proprietários de celulares com sistema “Android” podem visualizar o número por meio da ferramenta “Encontre Meu Dispositivo”; já os usuários de iPhone (Apple), podem verificar qual o número do IMEI do dispositivo cadastrado por meio do site Buscar Dispositivos (Find My).