Supesp participa de Curso de Gestão de Metas para a Segurança Pública com gestores e comandantes da Região Norte do Ceará

3 de abril de 2025 - 16:06 # # # # #

Texto: Felipe Regino/Ascom SSPDS e Aécio Santiago/Ascom Supesp
Fotos: Paulo Cavalcanti e divulgação

Incrementando a formação dos agentes de segurança pública no interior do Ceará, acontece até esta sexta-feira (4/04), no município de Sobral, o Curso de Gestão de Metas para a Segurança Pública na Região Norte. A capacitação tem a presença de profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e supervisão técnica de colaboradores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A primeira palestra da aula inaugural do curso foi ministrada pelo secretário executivo da SSPDS, Alzir Chaves

As aulas, que iniciaram na última segunda-feira (31/3), estão acontecendo no Centro de Educação à Distância (CED), um equipamento do Governo do Ceará que fica no bairro Jocely Dantas, em Sobral. Durante esta semana, os representantes das Forças de Segurança do Ceará na Região Norte, da Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, conheceram todos os detalhes acerca do sistema de Metas, tendo como foco principal as Metas para a região neste ano.

Instituído pela Lei nº 19.178, de 27 de fevereiro de 2025, o sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp) visa reduzir os índices estratégicos de criminalidade e defesa social por meio da colaboração integrada entre profissionais da segurança pública. O Misp compõe uma das estratégias do Programa Ceará Contra o Crime, do Governo do Estado do Ceará.

Estatística

Formatado entre vários órgãos da segurança pública e a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), o curso contou com as aulas sobre Análise Criminal e Gestão Baseada em Evidências, ministrado pelos estatísticos Matheus Osterno e Franklin Torres, respectivamente.

O curso finaliza nesta sexta-feira (04/04) e contou com a presença de representantes de várias vinculadas da SSPDS-CE

O secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves, que ministrou a palestra inicial, destacou a importância do curso específico para a região. “Nós estamos aqui na aula inaugural do Sistema de Metas para a Região Norte, que é uma introdução com todos os gestores locais da Polícia Civil, da Polícia Militar, Pefoce e do Corpo de Bombeiros. Esse é um curso voltado especialmente para os pontos focais dos dirigentes desta área, no sentido de esclarecer toda a metodologia do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp)”, ressaltou o secretário Alzir Chaves.

Para o gerente de estatística da Supesp, Franklin Torres, a produção dos indicadores criminais, dos painéis dinâmicos e dados estatísticos, são um dos pilares para o desenvolvimento de políticas públicas e avaliação desse trabalho feito pelos agentes. “Com essas informações, podemos mapear e entender com mais precisão as características de determinado crime, qual melhor forma de combater e preveni-lo e como aumentar a integração e tecnologias com as forças de segurança para um trabalho mais efetivo e permanente”, disse Franklin.

O curso conta com a presença de oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) que atuam em companhias, batalhões, delegacias e núcleos de perícia vinculados às Áreas Integradas de Segurança (AIS) que compõem a Região Norte do Ceará – sendo as AIS 14, 15, 16 e 17.