Supesp participa de Seminário Municipal de Prevenção à Violência em Caucaia
21 de fevereiro de 2025 - 09:11 ##supesp #Caucaia #PreVio
Dando continuidade à programação de seminários promovidos pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, na manhã desta quinta-feira (20/2), da etapa realizada no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Os seminários visam a construção de uma base de políticas públicas de prevenção à violência, segundo o coordenador do PreVio, Avilton Júnior, que esteve na apresentação realizada em Caucaia, na sede do Centro Municipal de Formação e Avaliação. O evento contou com a participação maciça de autoridades e gestores municipais, representantes do Ministério Público, jovens do programa Virando o Jogo, Empodera e Jovens Mães e técnicos do PreVio.
Segundo a primeira-dama de Caucaia, Erika Amorim, que esteve representando a prefeitura municipal, o desafio pela prevenção à violência precisa de uma união esforços cada vez mais permanente. “É uma política que precisa ser pensada coletivamente com a sociedade, governos em todas as esferas, municipal, estadual federal, para avançarmos em soluções urgentes e garantir mais tranquilidade e desenvolvimento social”, disse Erika.
O encontro, de acordo com o coordenador, vem discutindo várias dimensões que envolvem o tema da violência, da estrutura das relações familiares à questão da evasão e abandono escolar, jovens em conflito com a lei e a violência nos grupos de vulnerabilidade como idosos, mulheres, LGBTQIA+. “Esse espaço de diálogo intersetorial é imprescindível para a construção de um entendimento maior do problema, que torne as propostas bem absorvidas na sociedade e elaboradas juntamente com ela”, falou o coordenador na abertura da programação.
Supesp
Fonte de dados, análises, painéis e indicadores criminais, a Supesp vem participando dos encontros realizados até o momento, onde apresenta informações estratégicas, que irão subsidiar os gestores da segurança pública e de vários setores como a educação, assistência social entre outros. Ontem, a assessora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas), Giovanna Santiago, apresentou o painel sobre a presença técnica do órgão e como influenciam nos programas desenvolvidos pelo PreVio. “Essa é uma parceria importante, que vem contribuindo para o trabalho do PreVio, com diagnósticos que capturam situações específicas nessa realidade complexa da violência”, explicou Giovanna.
Os seminários já ocorreram nos municípios de Maranguape, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Itapipoca e Caucaia