Supesp participa de avaliação dos resultados de 2024 e planejamento de ações para 2025
10 de janeiro de 2025 - 08:48 ##SSPDS ##supesp #Planejamento de ações #Reunião de avaliação
Com a presença de profissionais de segurança pública, chefes de todas as vinculadas e gestores, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, apresentou balanço e avaliação sobre os resultados de 2024 e planejamento para as ações de 2025, com o objetivo de alcançar maiores reduções de índices de criminalidade.
O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na tarde desta quinta-feira (09/1), com a participação dos gestores de várias áreas da segurança, da capital e do interior, além de comandantes de batalhões e quartéis, delegados, peritos e estatísticos. “Para esse ano de 2025, iremos traçar algumas estratégias, muitas delas que os senhores e senhoras já fazem diariamente, muitas que estão sendo sugeridas e algumas que iremos construir juntos. Então, olhando para o futuro e vendo onde a gente quer chegar, nós conseguimos medir essa distância. E isso irá acontecer com questões estratégicas, que a gente vai sentar juntos e deliberar. É fazendo operações, blitze, qualificando as investigações, melhorando os laudos da Perícia Forense, melhorando as pesquisas e melhorando a formação”, afirmou o secretário da SSPDS, Roberto Sá.
Segundo o secretário, a estratégia será mais intensificada com a presença de um facilitador em várias regionais, fazendo a ponte entre as demandas e o suporte técnico e operacional disponibilizado pela secretaria, além de mais capacitação para os profissionais envolvidos no sistema. Em seguida, o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, apresentou o plano de ações inicial de 2025 a ser seguido, de forma integrada pelas Forças de Segurança, bem como o planejamento individual para cada órgão vinculado à Secretaria.
Dados e indicadores
Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, com o aprofundamento cada vez maior dos dados estatísticos e a partir de um detalhamento mais técnico, será possível detectar problemas específicos ao longo de um determinado período e/ou território. “Nossa equipe vem realizando um trabalho cada vez mais de filtrar e interpretar os números que chegam nos relatórios. As variações trimestrais ou anuais nos mostram sempre realidades e projeções que precisamos adequar para oferecer a melhor solução para os gestores da segurança”, explicou o superintendente.
Após a fala do superintendente, também fizeram uma breve exposição sobre os resultados de 2024 o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), Leonardo Barreto, falaram aos presentes na reunião.