Supesp comemora sanção das Leis da Segurança Pública do Ceará assinada pelo governador
19 de dezembro de 2024 - 14:25 ##supesp #Descentralização #Forças de Segurança #Inteligência #Reestruturação
Após votação e aprovação pela Assembleia do Estado do Ceará (Alece), na última quarta-feira (18/12), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, sancionou os sete Projetos de Lei, que reestruturam o funcionamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas.
O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (19/12), no auditório lotado do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que, além do governador, contou com a presença de dezenas de profissionais da segurança das vinculadas e seus respectivos comandantes e dirigentes, que serão atendidas com o investimento que vai modernizar vários serviços.
Com a reestruturação aprovada na Alece, o Governo do Ceará vai intensificar a descentralização e otimização dos serviços da SSPDS, da Polícia Civil do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Entre as mudanças, está a criação de novos batalhões da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) no interior do estado, a ampliação do serviço da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a remodelação de atividades profissionais como investigador de polícia e ampliação da atividade de produção de dados e pesquisas, desenvolvidas pela Supesp.
Celeridade
Depois da assinatura dos projetos, o governador enfatizou a celeridade da aprovação das propostas aprovadas na assembleia, que beneficiarão, principalmente, a sociedade cearense no combate à criminalidade. “Os deputados e deputadas que apoiam o governo, os que fazem a oposição, entenderam a importância desses projetos, que garantirão mais agilidade, estrutura, nos serviços que prestamos ao povo cearense, o que demonstra que, de fato, a busca de encontrar soluções [para a Segurança Pública] tem que unificar a todos nós, para que o nosso povo viva com paz e tranquilidade”, disse o governador.
Roberto Sá, titular da SSPDS, reforçou que a reestruturação é fundamental para ampliar a presença e capacidade de ação dos agentes em todo o território cearense, facilitando a integração. “É um momento muito importante. A gente mergulhou imediatamente nos desafios de redirecionar as nossas ações, e estarmos mais juntos ainda com nossos agentes no dia a dia, para controlarmos a criminalidade, reverter alguns indicadores, melhorar as condições de trabalho, num binômio muito interessante que é dar condições e dignidade ao servidor para que ele dê mais proteção a sociedade”, afirmou.
Supesp
Um dos mais vibrantes com as alterações propostas pelo governo, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, celebrou todo o processo que foi chegar até esse momento. “A Supesp vai contribuir nessa integração de esforços, de investimento, em prol da paz em nosso estado. A reestruturação deve modernizar e acelerar também a transparência de dados, ampliando o diálogo com pesquisadores, universidades, imprensa e outros, e reduzindo o tempo de espera das solicitações de informação”, explicou o superintendente.