Supesp participa de reestruturação anunciada pelo governador para forças de segurança do Ceará
17 de dezembro de 2024 - 16:11 ##PMCE ##supesp #Aesp #CBMCE #PCCE #pefoce #Reestruturação
Com investimento de 24,750 milhões, o governador do Ceará, Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta terça-feira (17/12), Projetos de Lei (PLs) para reestruturação das forças de segurança do Estado, que prevê modernização de equipamentos e estrutura, além da contratação de novos profissionais em diversos setores atuantes nas vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), incluindo a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Descentralização de serviços, novos batalhões, núcleos e departamentos, fortalecimento da inteligência e formação das Forças de Segurança estão nos Projetos de Leis assinados pelo chefe do Executivo
“Estamos reestruturando as Forças de Segurança como um todo. Ampliação, estruturação e modernização de todas as forças ao mesmo tempo. Isso representará, ao Estado do Ceará, um investimento anual estimado em R$ 24,750 milhões, para garantir essa estruturação. Estamos enviando para a Assembleia para que o Legislativo possa discutir e avaliar essas mensagens. Vamos tratar, de maneira integrada, todos os territórios. Eu tenho absoluta compreensão da importância do domínio de um território. Vamos aumentar muito a nossa capacidade de enfrentamento ao crime. Não se faz segurança pública sem investimento nas pessoas, nos homens e nas mulheres que integram a Segurança Pública do Ceará”, disse o governador.
A apresentação dos projetos de reestruturação aconteceu no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero, além do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto de Sá, e os chefes de vinculadas da pasta,Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Supesp.
Profissionais de segurança de toda a estrutura de segurança também prestigiaram o evento, que teve a apresentação dos dirigentes de cada vinculada explicando as mudanças que passam a compor o formato de cada órgão. Segundo o secretário da SSPDS, Roberto de Sá, o investimento anunciado pelo governador mostra uma preocupação constante e um compromisso com a segurança do povo cearense, não medindo esforços para garantir a sua tranquilidade. “O governador Elmano realiza, hoje, um ato que alcança o desejo de dar, aos nossos homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará, que já realizam um excelente trabalho, condições de trabalhar mais e ainda melhor, de forma digna, para prestar um serviço para a sociedade, que é a finalidade de tudo o que fazemos. Buscamos aqui atender, cada vez melhor, a população, combater a criminalidade e trazer mais paz para todos”, falou o secretário.
Supesp
Após agradecer ao governador ao estímulo e os investimentos na segurança pública em geral, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, destacou a ocasião como essencial para o crescimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de alguns anos. “Somos a caçula do sistema de seguraça, mas a cada ano ganhamos uma importância maior, entregando dados e informações fundamentais para o setor. Já recebemos visitas de representantes de universidades como Harvard, Universidade de São Paulo (USP) e recebemos diariamente pedidos os mais diversos, de vários setores da sociedade. Agora, poderemos ampliar nossa capacidade de resposta, elaborar mais estratégias visando ao aperfeiçoamento do serviço que oferecemos à sociedade”, explicou o superintendente. (foto abaixo)
Reforma
O superintendente informou as principais modificações as quais acontecerão no órgão, que completa em 2025 sete anos de funcionamento. Além da ampliação de transparência ativa dos dados da segurança pública, o qual a superintendência já é destaque nacional de acordo com instituições como o Fórum Brasileiro da Segurança, a Supesp terá expansão dos programas e projetos como os painéis dinâmicos, a redução de tempo de espera das solicitações de informações, maior articulação com outros órgãos para aumentar e qualificar ainda mais o atendimento à sociedade e a criação de mais duas diretorias no organograma da instituição.
SSPDS
As mudanças, caso aprovadas pelo Legislativo Estadual, começam na estrutura da própria SSPDS, com a descentralização das atividades da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), responsável pelo atendimento das chamadas de emergência via, principalmente 190, mas também pelo Disque 192, 193, 911 e 112. Será criada uma unidade da Ciops em Quixadá – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), além de núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati (AIS 18).
Na unidade da Ciops que já existe em Sobral (AIS 14), serão criados núcleos em Crateús (AIS 16), Tianguá (AIS 14), Camocim e Itapipoca (AIS 17). Já na Ciops de Juazeiro do Norte (AIS 19), serão criados núcleos nos municípios de Iguatu (AIS 21), Tauá (AIS 22), Campos Sales (AIS 19) e Brejo Santo.