Supesp e Aesp iniciam I Curso de Análise Criminal para agentes de análise de dados

21 de agosto de 2024 - 15:17 # # #

Com aula inaugural sobre o tema “Dinâmica Global do Crime Organizado e seus Efeitos Locais: o papel da Supesp”, teve início, na manhã desta quarta-feira (21/8), o I Curso de Análise Criminal para profissionais da área de análise de dados. A palestra foi realizada pelo superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, que enfatizou a importância do trabalho de inteligência criminal e produção de dados para o combate e prevenção da criminalidade.

A aula aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), promotora do curso, com a coordenação da Supesp, responsável pelo material pedagógico. O curso segue até o dia 30 de agosto e é voltado a profissionais de dados ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e às forças vinculadas. A turma é composta por 35 alunos e é resultado de uma parceria entre a Aesp e a Supesp), visando fortalecer a formação na área de estatística, elaboração e análise de dados criminais.

Para o soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Lailson Brandão, o curso vai facilitar muito o trabalho que é feito nas ruas, a partir de análise de dados criminais, seja através de estatísticas ou gráficos. “É a primeira vez que tenho contato com esse conteúdo e será decisivo pra nossa realidade e entender a dinâmica de diversos tipos de crimes como homicídio, feminicídio, contra o patrimônio”, declarou Lailson.

Essa qualificação segue o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente dos principais conceitos e técnicas de análise criminal para apoiar a tomada de decisões na elaboração de políticas de segurança pública para a redução dos índices criminais de maneira eficaz. Além das aulas na Aesp, a turma deve cumprir visita técnica às instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) à Supesp, além da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e unidades de Inteligência ligadas aos órgãos de Segurança Pública.

Análise Criminal

Participaram da solenidade o delegado Demóstenes Cartaxo, ouvidor da Aesp/CE, a inspetora da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e coordenadora do Curso de Análise Criminal, Aline Lima, o monitor do curso, capitão da PMCE, Júlio César Ribeiro, o diretor da Diretoria de Estratégia (Diesp), coronel Gonçalo Barreto e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres.

De acordo com o monitor do curso, capitão Júlio César, os profissionais formados devem estar aptos a utilizar até mesmo técnicas de geoprocessamento. “Nosso curso vai ter 60 horas, passando pelas disciplinas de Introdução, Análise Criminal, Análise Estatística, Geoprocessamento… Teremos disciplina de Inteligência Policial. Os alunos são de todas as vinculadas. E a gente espera formar analistas criminais, que utilizam técnicas de geoprocessamento, de análise de dados, para que possa contribuir com o trabalho dos analistas de cada vinculada”, detalhou.

O gerente da Geesp apresentou o Painel Introdução à Análise Criminal durante um período da manhã e na tarde, ressaltando aspectos da elaboração e formatação de dados estatísticos para a produção de amostras e indicadores criminais. “Toda a nossa realidade social, econômica, de políticas públicas nas diversas áreas, é formatada baseada em dados, informações estatísticas, comparativos sociológicos, análises metodológicas. A Supesp se insere nesse processo, contribuindo com seus sistemas, compartilhamento de estratégias e dados, subsidiando os gestores para as melhores soluções em segurança pública.