Supesp encerra I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública com debates e entrega de medalhas e certificados de relevantes serviços prestados

21 de junho de 2024 - 20:12 # # # #

Fotos: Cícero Oliveira / Ascom SSPDS

O segundo dia do I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará, promovido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), contou com uma programação de palestras com pesquisadores e cientistas renomados na área, um debate enriquecedor com representantes de secretarias de Estado transversais à Segurança Pública e com uma solenidade para a entrega de medalhas e certificados à personalidades que contribuem para os trabalho da Supesp. O encerramento do evento ocorreu nesta sexta-feira (21/6), no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto.

Pela manhã, os participantes do evento participaram das palestras “Inovação, Integração e Novas Estratégias Aplicadas à Segurança Pública” e “Dinâmicas Sociais e Desafios para a Segurança Pública”, apresentadas pela pesquisadora e professora Bárbara Coelho e pelo cientista e professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), César Barreira, respectivamente.

Durante a tarde, a  cerimônia de encerramento contou com a presença do secretário da SSPDS, Roberto Sá, que agradeceu a presença de todos os participantes que contribuíram para os debates e trocas de conhecimento. “Eu quero cumprimentar todas as secretarias aqui presentes, e dizer da minha satisfação e alegria em vê-las em um ambiente de segurança pública. Há pouco eu conversava com a Dra. Socorro França e disse que ela estava em sua casa, porque ambientes de Segurança Pública tem que ser visto como um ambiente de Direitos Humanos. Então, a todos aqui presentes, sintam-se na casa de vocês. A gente tem um histórico cultural, que as professoras muito melhor do que eu podem dizer, de muita intolerância, de muita injustiça, de muita violência, de muito excesso, mas de muita incompreensão, e que a gente tem a obrigação de com esse aprendizado, e com toda essa história, de corrigir essa distorção. De tratar todos com o devido direito”, ressaltou o gestor da SSPDS.

Mesa redonda com secretarias transversais

Com o tema “Segurança Pública e Vulnerabilidades Sociais: Abordagens transversais”, o debate principal do I Encontro de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará contou com representantes das secretarias de Estado transversais à Segurança Pública no Ceará. A mesa redonda foi mediada pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e foi composta pela secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Raquel Andrade; o secretário executivo dos Povos Indígenas (Sepince), Jorge Tabajara; a secretária dos Direitos Humanos (SDHDS), Socorro França; a secretária da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira; a secretária da Juventude (Sejuv), Adelita Monteiro; a secretária da Diversidade (Sediv), Mitchelle Meira; e a assessora de Assessoria Prevenção à Violência (PReVio), Carla da Escócia.

“Gostaria, nesse momento, de agradecer e externar a importância desse evento, e desse encerramento com todas nós que fazemos parte das políticas públicas democráticas, que são essas secretarias inclusivas. Estivemos aqui debatendo, dialogando, cada um com a sua política pública, mostrando que através da inclusão, nós conseguimos melhorar o país, conseguimos melhorar o estado do Ceará. O nosso governador Elmano de Freitas, ao criar políticas transversais, ele cria com o objetivo de que cada um de nossas secretarias cuide da inclusão de sua política pública. Então, parabéns aqui ao nosso superintendente Nabupolasar, parabéns aos servidores da Supesp, pois eles se esforçaram para que nós tivéssemos uma visão holística do que é realmente trabalhar política pública democrática”, destacou a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, que encerrou o debate.

“Senhoras e senhores, nós estamos chegando ao final, eu quero aqui agradecer a presença dos secretários e secretárias presentes, que apresentaram grandemente esse evento, que é uma novidade não só para a Supesp, mas por ser um primeiro encontro com secretarias transversais de um governo novo, que tem uma visão nova de Segurança Pública. Então, a todos eu quero fazer o meu agradecimento, agradecendo a Deus pela possibilidade de estar aqui e a todos vocês, porque sem vocês, nós não teríamos sido capazes de fazer esse evento”, concluiu o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, ao final do evento.

Medalha Mérito Supesp 2024

Na solenidade, foram agraciados com a Medalha do Mérito Supesp 2024 o governador do Ceará, Elmano de Freitas; representado na ocasião pelo coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klenyo Sávio;  a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representada pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretária das Mulheres, Glória Matos;  a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira; a secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves – Cacika Irê; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, delegado Filardi; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no Ceará, Diego Azevedo; o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; o superintendente de Operações Integradas (SOI), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Lima Zanatta; o comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), da PMCE, tenente coronel Antônio Gonçalves Cavalcante; o tenente-coronel da PMCE, da Inteligência do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Antônio Eduardo Cavalcante Barros; o tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coordenador de Análise de Dados da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO), Jonas Sobral Moreno; o coordenador de Estatística do Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE/BA), Evaldo Ferreira Simões; e o 3º Sargento da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO/CE), Derek Rodrigues dos Santos.

Certificado de Relevantes Serviços Prestados

À tarde desta sexta-feira, também foi marcada para entrega do Certificado de Relevantes Serviços Prestados. Receberam os certificados Cecília Maria Feitosa de Oliveira, Thiago Oliveira da Silva, Nadja Maria Reis Arruda Sales e Priscila Silva Rodrigues Falconeri, que trabalham na Supesp. Além dos oficiais de inteligência da Abin, José Messias Assunção e Rommel de Almeida e Silva; dos policiais penais federais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/CE) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Júlio César Gabry Taboas e Filipe Sousa de Brito; e do cabo da Polícia Militar, lotado na Supesp, Carlos Calebe Oliveira Dias.