Supesp é homenageada com a Medalha Grande Mérito Policial Científico da Pefoce

6 de março de 2024 - 09:41 # # # #

Em tarde de homenagens e discursos comemorativos, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) fez a entrega, nesta terça-feira (05/03), da medalha “Grande Mérito Policial Científico”. A honraria, a maior comenda do órgão, que completou 16 anos de fundação em 7 de janeiro, tem o objetivo de reconhecer e homenagear profissionais que contribuíram os serviços prestados pela vinculada.

Um dos homenageados com a medalha, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, lembrou após a solenidade, a importância da integração entre as forças de segurança e a valorização dos seus profissionais. “O Ceará não vem se destacando ao acaso no cenário desse setor. ONG´s, o Fórum da Segurança, trazem esses dados de investimento pesado do Governo do Estado, com pessoal, equipamentos, inovação, transparência de dados e os resultados aparecendo gradativamente”, destacou o superintendente.

No evento, foram condecorados servidores e autoridades que prestaram relevantes serviços à Perícia Oficial de natureza criminal e à Segurança Pública no Estado. A entrega das medalhas ocorreu no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, e contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e do gestor da SSPDS, Samuel Elânio. Ao longo dos anos, a perícia criminal do Ceará passou por grandes avanços tecnológicos que tornaram a instituição referência em investigação forense e ciências criminais no Brasil, além da sua capacidade de solucionar os mais complexos casos que ocorrem no Estado, trazendo justiça e segurança para a sociedade cearense.

Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, que também foi agraciada com a medalha “Grande Mérito Policial Científico”, destacou a importância do trabalho realizado por todos que compõem a Pefoce. “Me sinto muito orgulhosa, muito honrada, de receber esse prêmio e que o nosso esforço será de continuar ali honrando, não só o prêmio, não só o reconhecimento, mas que esse reconhecimento possa ser feito também pela população. E ele é feito pela população, mediante as mãos de cada um de vocês, que doam seu tempo, suas vidas, abdicam muitas vezes da família, da vida pessoal, para se dedicar a esse tema que é tão urgente, tão delicado, que é a Segurança Pública. Portanto, muito obrigada a cada um e a cada uma de vocês. Estou muito honrada em ser homenageada nesta tarde”, declarou a vice-governadora do Ceará.

Durante sua fala no evento, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou os investimentos do Governo do Ceará destinados à Pefoce. “No final do ano passado, o governador Elmano entregou novos equipamentos para as áreas de balística, informática e de toxicologia. Esse é um investimento que vai, cada vez mais, fortalecer as investigações da Polícia Civil, as ações preventivas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tudo isso resultado do trabalho realizado pela Perícia Forense. São investimentos como esse, fruto de grandes avanços tecnológicos, que tornaram a nossa Pefoce referência em investigação forense e ciências criminais no Brasil”, destacou o secretário.

Após a exibição do vídeo institucional que apresentou os trabalhos realizados pela Pefoce e todos os setores da instituição, o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio Torres, reforçou a importância dos investimentos para a Pefoce. “Hoje podemos contar com tecnologia de ponta, isso é muito positivo. Sabemos que fazer polícia científica, ou seja, fazer uma prova técnica de qualidade, exige tecnologia. Para isso, temos o Governo do Estado que valoriza a Segurança Pública, que não tem medido esforços para nenhuma das vinculadas (da SSPDS) e com a Pefoce não é diferente. Com esses investimentos para a perícia, a gente vem tendo várias aquisições e novos equipamentos, e com isso estamos trazendo resultados positivos, e a tendência é que consigamos inovando e incrementando ainda mais as perícias técnicas no Ceará”, concluiu o perito-geral da Pefoce.

Homenageados

Na solenidade, foram entregues para 23 personalidades a medalha “Grande Mérito Policial Científico”. Dentre os homenageados na tarde desta terça, estão o governador do Ceará, Elmano de Freitas, representado, na solenidade, pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero, que também foi homenageada; o secretário da Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Costa; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides; o deputado estadual, Evandro Leitão; e o procurador-geral de justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho.

Também foram condecorados servidores da Pefoce e os chefes das instituições vinculadas à SSPDS – o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; e o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves.