Supesp apresenta Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTFóbica do Ceará

1 de março de 2024 - 11:56 # # # # # #

O painel funciona como um funil de informações, filtrando dados provenientes para fornecer um panorama completo e estatísticos de violações contra pessoas LGBTI+

O Governo do Estado lançou, nessa quinta-feira (29/2), o Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTFóbica do Ceará, ferramenta voltada para agregar estatísticas provenientes de boletins de ocorrência e traçar um panorama completo buscando avançar significativamente no combate à violência. A ação é resultado do acordo de cooperação entre a Secretaria da Diversidade (Sediv) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O evento, realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi comandado pela vice-governadora Jade Romero.

Representando o secretário da SSPDS/CE, Samuel Elânio, esteve presente à solenidade o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos

Jade Romero destacou o compromisso do Governo do Ceará em seguir combatendo os crimes de LGBTfobia. “Estamos celebrando nesta tarde uma importante conquista. Uma conquista que traz dados, transparência nesta luta contra a violência. O respeito à vida, à dignidade, é algo básico. Essa política também reforça o compromisso do Governo do Estado contra a violência e os crimes de LGBTFobia”, disse

Por meio do Painel, apresentado pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e desenvolvido pela equipe da Gerência de Estatística (Geesp/Supesp), dados como motivo presumido do fato, orientação sexual, identidade de gênero, idade, localidade, entre outros serão consolidados e disponibilizados. As informações estarão disponíveis também para o público em geral nos sites da SSPDS e da Supesp.

Mitchelle Meira, secretária da Diversidade, comemorou a chegada da ferramenta e garantiu ser algo de bastante valia para o enfrentamento estadual. “A entrega desse Painel é fundamental. É mostrando os dados que poderemos fazer um verdadeiro complemento com as políticas públicas para realizar um bom trabalho neste sentido de combate. O nosso governador fala muito que precisamos acreditar nas pessoas, que enquanto acreditarmos nas pessoas nós conseguiremos mudar a nossa realidade e vamos seguir acreditando”, pontuou.

Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos, Simmy Larrat ressaltou o exemplo do Ceará para o Brasil no combate à violência em diversas áreas. “Trazemos na nossa jornada de militante o tema da visibilidade. Falamos disso pois somos uma existência que é inviabilizada. Quando não lidamos com isso, não avançamos. Sem existir, não temos saúde, educação, passamos fome. Com ações como a que vimos hoje, começamos a mudar toda essa situação. O Ceará tem sido exemplo neste processo e precisa ser replicado”, frisou.

Constante evolução

Durante o evento, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, apresentou o Painel e suas funções, salientando que a ferramenta, mesmo lançada, continua em crescimento constante. “Esse painel é o resultado de uma atenção especial do Governo do Estado em ser mais transparente e de enfrentar o que tem que ser enfrentado. Nós precisamos conhecer o problema e vencê-lo. Esse painel irá nos ajudar neste processo”, enfatizou.

Ascom Supesp e Casa Civil