Supesp participa de reunião que discute acordo de cooperação na área de LGBTQIA+

18 de janeiro de 2024 - 09:22 # # # # # # #

Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Diversidade (Sediv) se reuniram, na manhã dessa segunda-feira (15), para discutir a execução do acordo de cooperação firmado entre as pastas. Durante a reunião, foram abordadas as ações da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), que faz parte da estrutura do Copac. O encontro aconteceu na sede da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que ficará encarregada de atender às demandas referente a dados, pesquisas e estatísticas por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp).

Um representante de cada vinculada da SSPDS foi escolhido para acompanhar a operacionalização dos termos do texto do acordo. A diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Janaína Saraiva, representará a PCCE; o comandante do Copac, tenente-coronel Paulo Henrique da Silva Mendes, representará a PMCE; a inspetora Helena Guilherme estará no grupo pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), o gerente e o assessor técnico da Geesp, Franklin Torres e Matheus Osterno, respectivamente.

Da Sediv, participaram da reunião a coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ (CERLGBT+) Thina Rodrigues, Samilla Marques, e a assessora jurídica Ivna Costa.

“Essa primeira reunião foi um ponto de partida para todos se conhecerem. A partir de então, o que for demanda de cada vinculada poderá ser tratado diretamente com o responsável. Se houver alguma necessidade de a Secretaria intervir, também nos colocamos à disposição para fazer qualquer atuação”, afirmou o coordenador do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho.