Supesp indica aumento de 58,1% de capturas em flagrante por descumprimento de medidas protetivas

7 de dezembro de 2023 - 14:01 # # # # # #

A atuação das Forças de Segurança do Ceará, no combate à violência contra a mulher, resultou no aumento de 58,1% no número de prisões e apreensões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas de urgência no Ceará. Os dados são referentes aos meses de janeiro a novembro de 2023, quando comparados ao mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro deste ano, 408 indivíduos foram presos ou apreendidos por descumprirem medidas protetivas de urgência no Ceará; já no mesmo período de 2022 foram registradas 258 prisões e apreensões.

Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao ser somado o número de prisões e apreensões de 2022 (286) com o total dos onze primeiros meses de 2023 (408), o Ceará contabiliza um total de 694 indivíduos presos ou apreendidos em flagrante por descumprimento de medidas protetivas de urgência.

21 Dias de Ativismo

No último dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e outras pastas, deu início à campanha “21 Dias de Ativismo”. Durante três semanas, a programação inclui a divulgação de ferramentas e a inauguração de equipamentos que buscam a promoção da igualdade de gênero e proteção de mulheres no Ceará.

Ceará por Elas

O programa Ceará por Elas, que foi lançado em 21 de novembro e que faz parte da campanha dos 21 Dias de Ativismo, promove uma série de políticas públicas destinadas às mulheres por meio de seus três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora. Dentro do eixo Mulher Segura, o programa visa a implementação de equipamentos municipais nos moldes das casas da Mulher Cearense e Brasileira.

Na solenidade, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, destacou a importância da união como caminho para superar as dificuldades vivenciadas pelas mulheres. “Sem homens e mulheres envolvidos não vamos conseguir superar os desafios, que devem permear nossas organizações públicas, empresas privadas e a sociedade como um todo”, declarou Jade.

Na ocasião, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a integração promovida pelo programa no combate à violência de gênero, por meio do eixo Mulher Segura. “O programa torna mais eficiente o combate à violência contra a mulher em todo o Estado do Ceará. A parceria com a SSPDS e o governo do Estado fortalece essa iniciativa. Com certeza, avançaremos muito nesse tema tão discutido no Ceará”, afirmou.