Governador destaca setor de inteligência na entrega 2ª etapa do Cisp

20 de novembro de 2023 - 16:56 # # # # # # # #

Com investimento total de R$ 196 milhões, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, está completamente inaugurado para fortalecer o trabalho de inteligência e atuação das Forças de Segurança do Estado. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, entregou a segunda etapa e última do equipamento na manhã desta segunda-feira (20).

Em sua fala, o governador enfatizou a importância do trabalho de integração e de inteligência criminal desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Inteligência de Segurança Pública (Supesp) juntamente com a Coordenadoria Inteligência (Coin) e o Centro de Inteligência (CIC), como suporte e alicerce fundamental para o trabalho integrado de investigação policial, atuando na prevenção de crises, apresentando dados e indicando modelos de gestão para a área.

Elmano de Freitas destacou que o investimento em integração representa agilidade e eficiência para combater o crime e dar resposta rápida à população. “Nós vamos ter o conjunto de informações centralizadas, bem como as autoridades, responsáveis por tomar as decisões, estarão próximas para, com mais velocidade e rapidez, tomarem as decisões necessárias. Aqui temos investimentos em tecnologia, para avançar nas informações no mundo cibernético, bem como no videomonitoramento. Em breve, teremos também o reforço das nossas instituições com os concursos que chamaremos”, garantiu o governador.

No local, estarão funcionando as novas sedes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Centro de Inteligência do Ceará (CIC), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e centro de convivência.

O equipamento conta, ainda, com os serviços de urbanização e paisagismo, academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, entre outras estruturas. O evento contou com a participação da vice-governadora Jade Romero, da senadora Augusta Brito, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; diversos convidados da área da segurança pública, autoridades, prefeitos, deputados, chefes de todas as vinculadas da SSPDS, além do secretário da segurança pública, Samuel Elânio e do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tadeu Alencar.

Investimento

Para o titular da SSPDS, Samuel Elânio, infraestrutura de qualidade e tecnologia são aliados indispensáveis para o trabalho dos profissionais da Segurança. “Esse é um dia de celebração, em especial, para os profissionais da Segurança Pública, que têm a missão de servir e proteger as pessoas do nosso estado. Representa o compromisso e dedicação em propiciar melhores condições de trabalho para os profissionais que cuidam da segurança dos cearenses”, disse

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, pontuou que o equipamento materializa a parceria para desenvolver políticas públicas mais integradas em todo o Brasil. “Em matéria de Segurança, é preciso ter respostas claras, fortes, enérgicas e rápidas, para que a gente possa estruturar uma política pública de Segurança que diminua a angústia da população”.

A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, também comemorou que o Cisp potencializa a articulação no enfrentamento à violência contra as mulheres no estado. “No Cisp, nós vamos ter um Núcleo de Combate à Violência contra as mulheres, com a integração das forças policiais, inclusive administrando o Sistema de Antecipação de Risco ao Feminicídio ”, complementou.

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, o Cisp inaugura um modelo que vem se fortalecendo nos últimos na gestão da segurança pública no Estado do Ceará há alguns anos: investimento em pessoal, inovação, integração e inteligência. “Quando se fala em referência na segurança, o Ceará não surge à toa. É um trabalho árduo, dialogado entre os tomadores de decisões, procurando sempre o caminho mais eficaz para dar respostas céleres à sociedade cearense. De pesquisas detalhas, estatísticas, análises em tempo real, mapeamentos georreferenciados, desenvolvemos diariamente soluções para o setor, com a participação decisiva de todas as forças de segurança”, pontuou o superintendente.