Supesp participa do curso de Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

10 de novembro de 2023 - 14:40 # # #

Realizado pela Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, nesta sexta-feira (10/11), do último dia do curso ‘Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico do Serviço Geológico do Brasil’, em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (SBG). O curso aconteceu de 6 a 10 de novembro, na sede do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), em Fortaleza.

Integraram a programação os assessores da Diretoria de Pesquisa (Dipas) e Estratégia (Diesp), respectivamente, Eudázio Sampaio e Flávio Moreira, visando conhecer o aperfeiçoamento e o desempenho do trabalho dos profissionais da Defesa Civil, a partir da elucidação dos principais conceitos e métodos aplicados SGB/CPRM durante os mapeamentos de áreas de risco geológico. Há estudos e diálogos para que a Supesp desenvolva, em parceria com alguns órgãos, estudos e sistemas de georreferenciamento para ocorrências de desastres.

O objetivo do curso foi contribuir para o sucesso das ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Participaram do curso membros das Defesas Civis de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Itapipoca e Uruburetama, além dos representantes da Defesa Civil do Estado do Ceará.