II Workshop da Pefoce apresenta palestra da Supesp sobre estatísticas em segurança pública

1 de novembro de 2023 - 18:05 # # #

“Segurança Pública no Ceará: o que dizem os números” foi o tema da palestra do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, durante último dia de programação do II Workshop Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), nesta quarta-feira (1º). O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e reuniu peritos e profissionais da área da segurança.

Na ocasião, o superintendente enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes de mestres e doutores da Supesp, especializados em estratégias, pesquisas, estudos e dados na área da segurança, que mapeiam informações e índices sobre criminalidade para os gestores do segmento. “Todo policial e agente de segurança vai para as ruas munido de todas as informações possíveis sobre determinado problema, resultado desse trabalho cotidiano que é feito na Supesp, juntamente com as Forças de Seguranças e parceiras como a Pefoce”, disse o superintendente.

O gestor fez questão de destacar, ainda, a pesquisa que coloca o estado do Ceará como um dos mais transparentes no fornecimento de dados em Segurança Pública. A informação é baseada na pesquisa “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, realizada e divulgada pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com outras organizações.

Sobre os mais recentes estudos e pesquisas desenvolvidos pelo órgão, o palestrante apresentou indicadores sobre o perfil da violência contra a mulher, o mapeamento de assaltos em paradas de ônibus e nível de concentração de Crimes, Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) próximo às escolas. Também foram citados os diagnósticos Preliminares dos Dados de Violência para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), que mapeia índices de criminalidade de 10 municípios do Ceará.