Supesp participa de abertura do I Colóquio ‘Valorização do Profissional da Segurança Pública’ da SSPDS

20 de outubro de 2023 - 10:04 # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) realizou, nesta quinta-feira (19), o I Colóquio com o tema “Valorização do Profissional da Segurança Pública”. O evento, promovido por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da secretaria, aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e contou com a participação de especialistas em saúde e comportamento financeiro.

A abertura do evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Samuel Elânio, do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social, Francisco Márcio de Oliveira, do secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos, do diretor de Planejamento e Gestão Interna, coronel Costa De Araújo, do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), coronel José Cláudio Barreto, do perito Geral da Perícia Forense (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres; do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia De Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; do diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo D’Almeida Couto Barreto; além da gestora da Assessoria da Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, Bruna Gadelha Gomes.

A programação foi aberta, às 9 horas, com uma mesa-redonda sobre os “Desafios psicossociais enfrentados pelo profissional da Segurança Pública”, com a presença da coordenadora da Abips, a psicóloga Bruna Gadelha, da psicóloga Joyce Silva e da assistente social Germana Araújo, ambas profissionais da Abips. Já no período da tarde, outra mesa-redonda, com o tema “Comportamento financeiro do profissional da Segurança Pública”, teve a participação do tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará, Clauber Barbosa Melo; e Celso Sant’Ana, psicólogo financeiro.

Em seguida, um outro debate ocorreu com o intuito de discutir o tema “Impacto do exercício físico e da alimentação saudável na vida do servidor: educação física e nutrição para além da estética”. O momento marcou a palestra dos profissionais nutricionista e educador físico, Allan Christian, e do nutrólogo Adriano Antunes.

Estabilidade

Em sua fala de abertura, o secretário Samuel Elânio, abordou a importância da discussão em torno da saúde mental dos profissionais de segurança pública. “Esse é uma tema alvo de debate em todo o mundo, não apenas aqui no Brasil. Esse momento é crucial para ouvirmos essas necessidades e demandas e construirmos um ambiente mais seguro e saudável para esses agentes”, pontuou ele.

Para a gestora da Abips, Bruna Gadelha, a realização do I Colóquio de Valorização do Profissional de Segurança Pública representa a possibilidade da integração dos profissionais da segurança de todas as vinculadas da SSPDS, visando valorizar essa categoria. “Nosso intuito é nos colocar cada vez mais à disposição desse profissional, sensibilizando-o para a importância de sua estabilidade emocional, familiar, mental, profissional, para um exercício eficaz de suas funções”, destacou ela.