Supesp participa de encontro com secretário da Senasp/MJSP sobre a importância do Nordeste no combate ao crime

28 de agosto de 2023 - 08:42 # # # # # # # # #

Secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou que foram alinhadas ações integradas, com apoio do Ministério da Justiça, para a continuidade da redução dos crimes violentos

O secretário nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tadeu Alencar, conheceu, na última sexta-feira (25), as instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), onde funcionará, a partir de setembro, a nova sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social  do Ceará (SSPDS-CE). Durante a agenda em Fortaleza, o gestor destacou a importância do Ceará e do Nordeste no combate aos grupos criminosos. O encontro contou com as presenças de representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), com o superintendente Nabupolasar Feitosa, da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, , além de membros das coordenadorias de Inteligência e Planejamento Operacional da SSPDS.

“O Nordeste faz parte da solução do Brasil. Ainda temos indicadores socioeconômicos que preocupam, mas também existem avanços significativos e potencialidades inestimáveis. [….] Em matéria de segurança pública, o que tenho visto são os estados do Nordeste dando exemplo de atuação integrada dentro dos seus territórios e, certamente, são exemplo para o Brasil em políticas de segurança que têm dado bons resultados”, pontuou o secretário da Senasp, Tadeu Alencar.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, acompanhou o gestor e pontuou a importância do encontro. “Foi um momento em que foram alinhados alguns trabalhos que serão executados até o fim do ano, no que pertine à continuidade da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará. E é um trabalho que será realizado em outros estados para a redução nacional. Inicialmente, foi disponibilizado apoio do Ministério da Justiça e da própria Senasp. Com isso, vamos ter constantes realinhamentos e adequações para que possamos adaptar e otimizar, cada vez mais, os trabalhos até o fim do ano”, destacou.

O secretário Tadeu Alencar defende a integração entre as Forças de Segurança como necessária para a redução dos índices de criminalidade em todo o Brasil. Por este motivo, ele tem realizado constantes visitas aos estados, como ao Ceará, para conhecer as boas práticas adotadas. “É uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida com atuação integrada, com cooperação federativa. É de mãos dadas, mirando nos mesmos objetivos, que vamos ter sucesso. E essa minha passagem por estados e municípios tem essa finalidade de fortalecer o diálogo e a atuação com as secretarias de Segurança Pública e Governo Federal”, frisou.

Acompanhando os secretários, participaram da reunião: o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo Nascimento; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa; o coordenador de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho; o representante da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Marcelo Pinheiro; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE Cristiano Lins; o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PC-CE, delegado Ricardo Pinheiro; a diretora de Recuperação de Ativos (DRA) da PC-CE, Ivana Marques; e o delegado titular da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE, Alisson Gomes.