Supesp recebe estudantes do curso de Estatística da UFC para intercâmbio de conhecimento

19 de julho de 2023 - 15:40 # # # # #

Promovendo a integração e o intercâmbio de informações com o meio acadêmico, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/07), a visita de estudantes do curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que integram, também, a empresa Júnior do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (Dema), da UFC, localizada no Campus do Pici, em Fortaleza.

A visita foi coordenada pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e pelo gerente de Estatística da entidade, Franklin Torres. O grupo de oito alunos foi supervisionado pela professora do curso de Estatística, Jeniffer Duarte, que considera muito importante esse intercâmbio, que estimula o conhecimento sobre a realidade do mercado de trabalho, seus desafios e possibilidades. “Alguns atuam na área de estatística criminal, outros estão mais adiantados na graduação e o curso tem uma abrangência muito grande de atuação”, explicou Jeniffer.

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, esse encontro é primordial para levar à sociedade de forma geral essa mensagem de transparência sobre o trabalho que é realizado na Supesp, superintendência vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). “Além de um órgão que trata de indicadores criminais, de números, estatísticas, nós propomos os elementos e as informações que irão compor as estratégias dos gestores da segurança pública e discutimos caminhos para alcançarmos índices cada vez mais seguros para a sociedade cearense. A Supesp caminha com a ciência e a pesquisa e estamos, mais uma vez, nos irmanando com o conhecimento acadêmico”, concluiu Nabupolasar Feitosa.

Conhecimento

Ver e entender como se tratam os dados estatísticos e indicadores em projetos, apresentações e gráficos é muito importante para os estudantes. Essa é a compreensão do aluno Romário Adrian, do 6º semestre do curso de Estatística da UFC. “É muito legal ver esse ambiente externo, como esses profissionais tratam e lidam com essas informações tão sérias como a segurança e ver como podemos levar essa experiência para outro segmento”, disse Romário (foto acima)

Esta é a terceira visita que estudantes universitários de estatística e de áreas afins como ciência da computação visitam a Supesp. As duas primeiras vezes aconteceram em 2022, quando da realização do Seminário Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Segurança Pública, realizado em parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FBUni), com a presença de alunos do curso de Direito e Estatística e depois com estudantes de Estatística do Programa de Educação Tutorial do Curso de Estatística (PET Estatística) da Universidade Federal do Ceará, que conheceram as instalações e o setor da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp.

Na ocasião, os alunos foram recepcionados pelo gerente da Geesp, Franklin Torres, que apresentou os principais sistemas e tecnologias, que subsidiam a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e seus órgãos vinculados.

O programa foi concedido pela pró-Reitoria de Graduação em 2009, surgindo com uma filosofia que partiu do princípio que o projeto não era de um professor-tutor, mas sim de grupo de tutores que, em consonância com o novo Proposta Pedagógica Curricular (PPC), aquiescessem as atividades de ensino, pesquisa e extensão com objetivo de melhorar a formação dos alunos, de permitir a melhoria do curso de graduação em Estatística e de disseminar junto à sociedade, em particular a cearense, a importância do profissional de Estatística no apoio ao desenvolvimento das organizações e interpretação dos números para gerar informações.