Superintendente ministra aula inaugural de curso de especialização na Aesp

6 de junho de 2023 - 10:17 # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta segunda-feira (05), a aula magna do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) e do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp), especialização lato sensu voltada para os profissionais de segurança pública.

A aula magna foi ministrada pelo Superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o professor doutor Nabupolasar Alves Feitosa, que abordou o tema: “Ataques a instituições financeiras: novas formas, mesmos objetivos”, e compartilhou conhecimentos técnicos sobre os principais desafios que os profissionais de segurança pública enfrentam no combate aos ataques a instituições bancárias. “Explanamos sobre as novas formas de ataque que esses grupos criminosos estão utilizando contra as instituições financeiras, mostrando e analisando as novas tendências já utilizadas em outros estados e como se deve agir nessas situações”, pontuou Nabupolasar.

O evento contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Cel. PM Coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; o perito geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres; o Diretor de Planejamento e Gestão Interna/Subchefe do Estado Maior da PMCE, coronel PM Jorge Costa de Araújo; a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp/CE, Delegada Kamilly Campos; o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho e a Orientadora da Célula de Pós-Graduação da Aesp/CE, Cylviane Freire.

Durante o evento, o diretor-geral da Aesp, Cel. PM Coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula incentivou os alunos a darem o seu melhor para fazer a diferença em suas áreas de atuação. “A gente fica muito feliz de estar começando mais duas turmas de pós-graduação hoje. Somos uma instituição de ensino e cada vez que uma nova turma inicia, isso significa que a Academia está cumprindo o seu propósito de existência. Nosso papel é fazer com que cada aluno que entra aqui, saia melhor do que entrou. A nossa preparação para dar a cada um deles um ensino de qualidade, é contínua e também será construída com eles ao longo do curso. Então, eu espero que essas turmas que começam hoje, se dediquem ao curso e dêem o seu melhor, pois, eles farão a diferença onde quer que passarem”, finaliza o De Paula.

A aula magna aconteceu no auditório da instituição de Ensino e contou com a presença de cerca de 60 alunos, entre profissionais da perícia forense, policiais e bombeiros militares.

Sobre os cursos

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) é a porta de entrada para uma jornada de atualização e expansão de conhecimento para oficiais superiores das corporações militares estaduais. Com uma carga horária de 408 horas/aula, o curso equivale, para todos os fins, ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e garante a qualificação necessária para que esses profissionais alcancem o posto de coronel. Com foco em aprimorar habilidades técnicas, humanísticas e profissionais.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública, garante aos militares a apropriação de 418 horas/aula de conhecimento. Essa capacitação é equivalente ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes. Com isso, os capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão capazes de adquirir os saberes necessários para serem promovidos ao cargo de major no futuro. Com foco em aprimorar habilidades e progredir na carreira militar.

As aulas são ministradas por um quadro de docentes formado exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores.  Ambos os cursos possuem previsão de término para o dia 18 de dezembro de 2023.

Fonte: Ascom Aesp