Supesp cinco anos: mensagem do superintendente

22 de maio de 2023 - 14:55 # # # # #

Nabupolasar Feitosa*

Hoje, 22 de maio de 2023, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) completa cinco anos de existência. Nascida de uma “célula de estatística”, implantada em 2009 para atender as necessidades de contabilizar eventos relacionados à Segurança Pública, a Supesp foi criada tendo dentre as suas competências “produzir, analisar e disponibilizar estatísticas e informações relacionadas à Segurança Pública do Estado, realizar estudos para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de prevenção à violência e contribuir na formulação de estratégias para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e para o Pacto por um Ceará Pacífico; produzir, analisar e disponibilizar estatísticas e informações relacionadas à Segurança Pública do Estado”, conforme previsto na Lei 16.562 de 22 de maio de 2018.

A SSPDS do Estado do Ceará, atualmente comandada pelo delegado de Polícia Federal, Dr. Samuel Elânio de Oliveira Júnior, abriga seis instituições vinculadas, entre as quais está a Supesp, cuja missão é “realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação das políticas de Segurança Pública”.

Ao completar cinco anos, a Supesp é a tradução do trabalho de muitos homens e mulheres que decidiram dedicar suas vidas a servir ao povo cearense. Cada trabalhador que atualmente compõe os quadros dessa vinculada, ou que nela desempenhou alguma função durante certo tempo e seguiu outro caminho, deixou sua marca, colocou mais um tijolo nessa obra, deixou um traço desse quadro pintado pela mão de muitos artistas.

São homens e mulheres com inegável capacidade de trabalho, abnegados, dedicados e zelosos pelo que fazem. Entre os servidores da Supesp, muitos apresentam elevado grau de formação (graduados, especialistas, mestres e doutores), o que reflete diretamente na alta capacidade de análise que se requer para bem assessorar os que fazem uso do conhecimento aqui produzido.

Merecem destaque, também, gerentes e diretores, pessoas extremamente capacitadas que lideram seus assessores e suas esquipes na arte de produzir conhecimento de caráter científico de maneira a termos resultados que casam de forma simbiótica com todo o sistema de Segurança Pública do Estado. Cada superintendente que assumiu a chefia máxima do órgão, legou inestimável contribuição para que a Supesp seja o que é hoje: uma instituição altamente respeitada nacional e internacionalmente, com relevantes serviços prestados ao Governo do Estado do Ceará e ao povo cearense e com forte potencial de produzir ainda mais e ainda melhor.

Ainda há muito a ser feito, porém com a dedicação dos nossos servidores, a expertise que oferecem cotidianamente e com a capacidade de trabalho reunida, a Supesp caminha para ter nos próximos cinco anos melhores resultados, com impactos bastante positivos para as forças de segurança, para a SSPDS, para o estado do Ceará e para as instituições parceiras de pesquisa e de segurança.

Parabéns, Supesp!!!!

*Nabupolasar Alves Feitosa é superintendente da Supesp