Supesp cinco anos: excelência em pesquisa e estratégia para segurança pública

22 de maio de 2023 - 14:59 # # # # # # # #

Com a missão de realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análises criminais para a formulação de políticas públicas voltadas para a segurança do Estado do Ceará, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) completa cinco anos hoje, neste 22 de maio de 2023. O órgão é a instituição mais nova vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Com o objetivo de apresentar a história, os avanços, os sistemas e as tecnologias que fazem parte da rotina da Supesp, será produzida uma série de reportagens especiais, abordando como o órgão atua na elaboração de dados, estatísticas, pesquisas, além de desenvolver tecnologias e inovações para todo o sistema da segurança pública cearense. Por meio de diagnósticos, análises e avaliações, é na Supesp que são gerados os dados dos balanços que são divulgados mensalmente pela secretaria.

E quem realiza esse trabalho é um time de profissionais altamente capacitados. O órgão conta com militares, civis, mestres, doutores, pessoas das áreas de pesquisa, geografia, direito, tecnologia, estatística, administração, entre outras áreas. Composta por duas diretorias e duas gerências, a Supesp vem ganhando destaque em nível nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido com a transparência de dados e elaboração de inovação para gestores e agentes da segurança.

Formada pela Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) e Gerência Administrativo-Financeira (Gefin), a superintendência implementa uma rotina diária voltada para estratégias e que ajudam na tomada de decisões dos mais diversos órgãos de gestão, inteligência, investigação e operacional.

Inteligência

“Somos a parte da segurança pública que precisa aparecer para evitar as crises e/ou estancar, quando elas acontecem. É preciso estarmos conectados com todos os problemas que cercam a segurança pública, seu histórico, evolução, soluções. Com pouco tempo de existência, estamos na vanguarda de um segmento sensível para a sociedade, cuja meta principal é atingir a redução de índices de criminalidade”, ressalta o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, a superintendência tem um papel fundamental na construção de políticas públicas de prevenção e repressão ao crime. “Com um trabalho complexo e contínuo, a SSPDS investe cada vez mais na estrutura dos serviços prestados pela Supesp, garantindo ao povo cearense que a instituição continue, por muitos anos, sendo referência em estudos e estratégias aplicadas à segurança pública no Ceará”, destacou Samuel Elânio.