SSPDS 26 anos: quase três décadas de prestação de serviços e proteção aos cearenses

17 de maio de 2023 - 10:14 # # # # # # # #

Do segundo andar do Palácio da Abolição, ao simpático prédio amarelo da avenida Bezerra de Menezes, até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) chega aos 26 anos, nesta terça-feira (16), com várias mudanças ao longo de quase três décadas, mas com a continuidade de uma missão: zelar pela ordem, bem-estar das pessoas e incolumidade do patrimônio.

A SSPDS se destaca, desde a sua criação, por coordenar e integrar o trabalho desenvolvido pelas Forças de Segurança do Ceará. Isso é feito com investimento constante em seus servidores, em equipamentos e em tecnologia, por meio de importantes ferramentas como o Agilis, sistema Status e Sistema de Videomonitoramento, referências pelos serviços prestados à sociedade cearense.

De olho no futuro, mas sem esquecer o fundamental, a SSPDS atua na formação humana dos servidores e colaboradores; como também no diálogo com setores importantes da sociedade, por meio de serviços como os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Tanto empenho é reconhecido até externamente. Frequentemente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social recebe visitas de comissões de outros estados, realizando estudos técnicos com finalidade de aplicar, em suas regiões, as boas práticas desenvolvidas no Ceará.

Desde 2021 na SSPDS, o delegado da Polícia Federal Samuel Elânio assumiu, em janeiro deste ano, a gestão da Secretaria. Ciente da responsabilidade do cargo, o secretário da SSPDS ressalta a importância da pasta para a sociedade cearense. “É um momento de comemoração, em face de todo o trabalho que tem sido realizado, ao longo dos anos, por todos que fazem parte das Forças de Segurança, suas vinculadas, os colaboradores terceirizados e os servidores. Isso mostra que o empenho e a integração são importantes para a continuidade dos bons resultados, trazendo ainda mais segurança e bem-estar para os cearenses. É um momento também de agradecer, não somente de parabenizar, por tudo que todos fazem aqui. Seguimos na missão, para comemorar muitos anos com reduções dos indicadores negativos e o êxito das nossas vitórias”, comentou.

Nossa história

Criada em 16 de maio de 1997, por intermédio da lei estadual nº 12.691, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem, desde a sua fundação, o papel de coordenar e integrar, dentro da sua estrutura, as ações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Inicialmente chamada Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania (SSPDC), o órgão funcionava no segundo andar do Palácio da Abolição. Em 2003, a partir da lei estadual 12.691, recebeu a atual nomenclatura. Anos depois, em 29 de abril de 2008, foi inaugurada a sede da avenida Bezerra de Menezes. Posteriormente, ainda em 2008, a secretaria ganhou mais um órgão vinculado, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Já em 2011, a SSPDS recebeu outra vinculada para aprimorar o serviço realizado pelas Forças de Segurança do Ceará: a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Em 2014, no prédio da avenida Bezerra de Menezes, a SSPDS inaugurou uma moderna estrutura para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Em razão da Copa do Mundo daquele ano, que contou com partidas de futebol em Fortaleza, também foi entregue o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), abrigando representantes de todos os serviços de emergência estadual, federal e municipal. Essa integração, utilizada até hoje em grandes eventos como Eleições e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilita o acompanhamento da situação e uma rápida tomada de decisões.

Em 2018, comprometida com a produção, a análise e a transparência de dados relacionados à Segurança Pública, a SSPDS criou a sua sexta e mais nova vinculada, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável por esses estudos e contribuir na formulação de estratégias para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Por fim, em abril do ano passado, foi entregue a 1ª etapa do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto. O novo equipamento reúne fisicamente a PMCE, PC-CE e o CBMCE, além das estruturas de inteligência e a SSPDS, visando maior eficiência administrativa, operacional e logística para as Forças de Segurança.

#SSPDS26

Para celebrar os 26 anos da SSPDS, uma programação especial foi planejada e já iniciada. No início do mês, foi lançada a 4ª edição da campanha AlimentAÇÃO, voltada para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para ajudar, basta doar alimentos não-perecíveis que serão entregues posteriormente a quem precisa. As doações podem ser feitas até o fim do mês, no prédio da SSPDS.

Nos dias 9 a 12, os times formados por integrantes das coordenadorias, assessorias e vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social participaram da 2ª Copa FutSeg. Na disputa feminina, a equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi a campeã da 2ª edição da Copa FutSeg. Já na categoria masculina, coube ao time da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) levar o título de 1º lugar da competição.

A celebração do 26º aniversário ainda conta com a Exposição Mundo SSPDS, uma feira que reúne apresentações e exposições dos trabalhos realizados na Segurança Pública do Ceará. Por fim, a entrega da Medalha “General Assis Bezerra” e dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados, encerra a programação. O certificado é entregue aos servidores e colaboradores que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano. Os eventos acontecem no próximo dia 30 de maio.