Supesp reúne-se com diretoria e técnicos do Ipece para alinhar estratégias de pesquisa e dados

20 de abril de 2023 - 08:26 # # # #

Visando aprimorar a produção de dados e informações estratégicas para o Governo do Ceará, a diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniu-se nesta quarta-feira (19/04), com a diretoria e técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), na sede do instituto, no Centro Administrativo do Cambeba.

A visita técnica, segundo o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, tem o objetivo de aproveitar ao máximo toda a equipe de ambos os órgãos e todo o trabalho que é já é desenvolvido em várias áreas como educação, segurança pública, economia, gestão pública. Para o diretor geral do Ipece, Alfredo Pessoa, esse alinhamento pode marcar uma ótima parceria para a definição e aprimoramento de informações em segmentos sensíveis e decisivos para a formatação de políticas públicas por parte do governo.

Também estiveram presentes o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres, o diretor de Estratégia (Diesp/Supesp), tenente-coronel da PMCE, Eduardo Barreto, o diretor de Estudos Sociais do Ipece, José Meneleu Neto, o diretor de Estudos de Gestão Pública, Fábio Holanda, o diretor de Estudos Econômicos, Ricardo Pereira, além dos analistas de Políticas Públicas do instituto, Daniel Cirilo Suliano, Jimmy Lima de Oliveira, Victor Hugo de Oliveira, Cleyber Nascimento e a técnica Rayén Heredia Penaloza.

Na ocasião, diretores e técnicos discutiram sobre programas e políticas já existentes dentro da gestão e que podem ser aperfeiçoadas a partir de dados e estratégias em ambos os órgãos. É o caso do PreVio, que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, instituído pelo Governo do Estado do Ceará em 2015 como uma política pública intersetorial e interinstitucional entre os órgãos e instituições que atuam na Segurança Pública e na Rede de Proteção Social, na perspectiva da corresponsabilização institucional e social pela construção de um Ceará com índices cada vez menores de criminalidade.

A previsão agora é a formação de grupos de trabalhos temáticos entre as instituições para a elaboração e desenvolvimento de projetos em áreas de interesse comum como segurança pública, desenvolvimento socioeconômico, combate à pobreza, desigualdade social, visando estratificar cada vez mais as informações estratégicas para os gestores das respectivas secretarias de governo.