Supesp recebe representantes do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas

22 de março de 2023 - 16:06 # # # #

Ampliando as parcerias e as cooperações com órgãos, instituições e grupos ligados à segurança pública no Estado do Ceará, a diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (21), com representantes do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas.

O encontro aconteceu no gabinete do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, com a presença do diretor de Pesquisa e Avaliação (Dipas/Supesp), Franklin Torres, do diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), tenente-coronel da PMCE, Eduardo Barreto, e das coordenadoras do comitê, Lívia Xerez e Aldelena Rodrigues. Após apresentação da missão da Supesp, suas competências e estratégias, Lívia e Aldelena informaram algumas demandas do comitê e de que forma a superintendência pode colaborar no trabalho de identificação de pessoas desaparecidas, a partir de estatísticas, mapeamentos e dados específicos.

A criação do Comitê atende à Convenção Internacional contra o Desaparecimento Forçado e foi instituído e promulgado por meio de decreto 8.767, de 11 de maio de 2016, que estabelece a Política Nacional de Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas, criando o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Para o superintendente Nabupolasar Feitosa, os dados vão não só direcionar o trabalho do comitê. “Queremos, sobretudo, firmar e consolidar o compromisso aos direitos humanos, que é uma pauta do próprio Governo do Ceará”, disse o superintendente.