Secretário da SSPDS e chefes das vinculadas participam de reunião na Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará

21 de março de 2023 - 10:20 # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Samuel Elânio, e os chefes dos órgãos vinculados à SSPDS foram recebidos pelo superintendente da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, na sede da instituição. O encontro foi realizado na manhã da última sexta-feira (17) e teve como principal objetivo reforçar a parceria entre o Sistema de Segurança Pública do Estado e a Polícia Federal (PF).

Durante a reunião, foram debatidos assuntos relacionados aos trabalhos integrados desenvolvidos para combater o crime no Ceará. A parceria permite o desenvolvimento de projetos e ações direcionados ao compartilhamento de informações que auxiliam no combate à criminalidade. “Foram alinhados alguns trabalhos integrados, levando em consideração que a Força-Tarefa Susp atua na Polícia Federal, tanto com membros das forças federais como com agentes das forças estaduais. A intenção é unir ainda mais os trabalhos no combate às organizações criminosas, aos números de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) e consequentemente, aos CVPs (Crimes Violentos contra o Patrimônio), em todo o Ceará. Foi uma visita muito importante”, ressaltou Samuel Elânio.

Para o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, é muito importante para a Polícia Federal fortalecer a cooperação com a Secretaria da Segurança Pública. “É uma parceria duradoura, permanente, com foco na proteção da sociedade brasileira e cearense e no aumento da eficiência das ações conjuntas, em busca do bem-estar social, assim como em um maior número de apreensões e prisões de envolvidos nas organizações criminosas”, afirma.

Ainda conforme o superintendente, discutir ações conjuntas e trocar experiências e informações fortalece as operações de Segurança Pública no Estado. “A Polícia Federal teve a grande honra de receber os integrantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, na pessoa do doutor Samuel Elânio e equipe, para discutir os rumos do trabalho integrado, coordenado, entre a secretaria e a Polícia Federal; especialmente, as ações voltadas para o combate ao crime organizado, a partir de uma força-tarefa que é estruturada em parceria com servidores mobilizados do Ministério da Justiça, órgãos federais e estaduais. A troca de informações e de interesses auxilia a Polícia Civil e a Polícia Militar no exercício das funções tão nobres que lhes são incumbidas”, reforça Rodrigo Carneiro.

Também participaram da reunião o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Sávio; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o coronel diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Clauber de Paula; e o coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Wagner Maia; além de representantes das chefias da Polícia Federal no Ceará.

Força-Tarefa Susp

A Força-tarefa Susp de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP).