Diretoria da Supesp visita sede da Abips para ampliar parceria de dados e estratégias

20 de março de 2023 - 15:50 # # # # #

Visando ampliar e aperfeiçoar a prestação de serviço da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), voltados aos agentes de segurança pública do Estado, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou visita técnica à sede da assessoria, que já funciona desde ano passado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O objetivo da parceria entre o órgão e a assessoria é diversificar a coleta e o fornecimento de dados para o setor, que atua na assistência à saúde do profissional de segurança pública, além do planejamento e a execução de pesquisas que auxiliem na elaboração de projetos e programas de prevenção e promoção de saúde desses profissionais. Essa iniciativa começou em junho de 2022 e agora deverá ser ampliada.

A visita técnica aconteceu na última quinta-feira (16/03), com a participação do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa; o diretor de Pesquisa e Avaliação (Dipas/Supesp), Franklin Torres; o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), tenente-coronel da PMCE, Eduardo Barreto; o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Matheus Osterno; a gestora da Abips, psicóloga Bruna Gadelha, e a psicóloga Joyce Silva.

Segundo o superintendente Nabupolasar Feitosa, o compromisso de aprimorar os dados e as estatísticas que possam contribuir para a saúde e bem-estar psicossocial do agente de segurança pública é uma missão primordial para a Supesp. “Vamos refinar cada vez mais essas informações para municiar a Abips com mais estratégias e elementos de aproximação com o agente. O policial e o profissional da segurança pública em geral precisa desse suporte para prestar um serviço de excelência nas ruas e em todas as áreas”, disse o superintendente.

Já para a gestora da Abips, o trabalho em conjunto com a Supesp vai possibilitar que o atendimento das demandas dos servidores e colaboradores seja mais assertivo. “Essa parceria será muito positiva para nosso trabalho diário, poder conhecer melhor as demandas do nosso público a partir de informações sensíveis e estratégicas será decisivo para o diagnóstico e planejamento”, destacou, Bruna Gadelha.

Estatística

A Abips foi criada em 2017 para atender estrategicamente os agentes da segurança pública na área da prevenção e promoção da saúde mental dos profissionais de segurança pública do estado do Ceará. A assessoria, que integra a estrutura da SSPDS, atua com uma equipe multidisciplinar de profissionais como psicólogos, psiquiatras, assistente social, policiais e administradores. Além de oferecer atendimento em uma estrutura, agora, ampliada com mais salas e mais capacidade de receber os usuários do sistema, a Abips ainda presta um serviço de assistência social na aquisição de equipamentos, próteses, muletas e cadeiras de rodas para esses profissionais, em regime de empréstimo. A assessoria também promove oficinas, palestras e encontros, tendo como finalidade o diálogo sobre situações de saúde mental no trabalho.