Comitiva da Paraíba e RS visitam SSPDS para conhecer a Ciops, Supesp e ferramentas de inteligência

16 de março de 2023 - 16:05 # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), que é referência no Brasil por seus recursos, atendimento e tecnologia, foi visitada nesta quarta-feira (15), por uma comitiva da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba. Durante o encontro, foi apresentado o trabalho realizado pela Coordenadoria e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento.

O coordenador da Ciops, coronel Aristóteles, ressaltou a importância de mostrar o trabalho desenvolvido para os outros órgãos de Segurança Pública. “É uma satisfação muito grande receber as comitivas de outros estados, hoje estão conosco os integrantes da Paraíba e do Rio Grande do Sul (da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul) e isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e bem-visto pelas outras instituições, que somos exemplos. Mostrar o que fazemos e servir de modelo para eles é muito gratificante para a SSPDS”, enfatizou o coordenador.

Na ocasião, o tenente-coronel Cleberson Assunção, orientador da Célula de Integração Operacional da Ciops, apresentou o trabalho realizado pela Coordenadoria, assim como os sistemas de inteligência e de videomonitoramento. O secretário executivo da Secretaria da Segurança da Paraíba, coronel Lamark Donato, comentou sobre a troca de experiências. “A visita foi bastante produtiva, agradecemos ao coronel Aristóteles por todas as informações que nos foi passada. Pudemos verificar o quanto a tecnologia é uma ferramenta importante e o tamanho da amplitude de cobertura que tem no estado do Ceará”.

Ainda conforme o oficial, “a experiência que viemos buscar aqui foi bem positiva, por que nós estamos implantando o sistema de monitoramento, controle e rastreamento do serviço operacional também, na Paraíba. Viemos buscar justamente isso, uma experiência que comprovadamente deu certo, para que possamos usar esses conhecimentos”, ressaltou o secretário executivo da Paraíba.

Supesp

Durante a presença da comitiva, também foram visitadas as instalações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), onde os profissionais se reuniram com o superintendente Nabupolasar Feitosa e os diretores de Pesquisa e Estratégia, Franklin Torres e tenente-coronel da PMCE, Eduardo Barreto. Na ocasião, foram apresentados os principais sistemas e tecnologias desenvolvidos ou supervisionados pela superintendência e que dão suporte às operações e políticas de segurança pública no estado.

Até esta quinta-feira (16/03),os representantes gaúchos da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP-RS) participam de encontros e reuniões em órgãos vinculados e coordenadorias da SSPDS. A comitiva conhecerá o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Os visitantes também conhecerão a Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS. A comitiva do Rio Grande do Sul – composta pelo coronel Mário Ikeda, delegado Márcio Niederauer, tenente-coronel Moggar Frederes, Major Leandro Missio, capitão Arthur de Oliveira, capitão Leandro Flores e o técnico Gerson Haus – foi recebida pelo chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PM Cristiano Lins.

Integração

A visita das comitivas da Paraíba e Rio Grande do Sul já fazem parte da rotina de integração entre as forças de segurança pública do Ceará com outros estados, não apenas como forma de apresentar os trabalhos, sistemas e políticas de segurança bem-sucedidas no estado mas, também, de promover o intercâmbio e aperfeiçoar conhecimento e estratégias com profissionais de outras federações.

Em 2021, equipe técnica do do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, conheceram o Sistema de Georreferenciamento Operacional (SIGO). A ferramenta tecnológica, que foi idealizada, desenvolvida e implementada pela Supesp para elaboração de rotas que serão utilizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência, foi recentemente premiada em um concurso organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já estiveram na capital cearense secretários, técnicos e agentes de segurança de inteligência e outros setores e de estados como São Paulo, Bahia, Brasília, além de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).