Supesp faz doação para associação de catadores de recicláveis

10 de março de 2023 - 14:17 # # # # #

Após o sucesso com a campanha “Fazer o Bem é Dado Positivo”, em 2022, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), continua com o trabalho de doação de materiais recicláveis para trabalhadores da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, localizada no Loteamento Santa Teresinha, no Mondubim, em Fortaleza. A doação colabora com cerca de 22 famílias que trabalham diariamente com a coleta seletiva.

A Supesp realizou, nesta quinta-feira (09/03), mais uma doação de material reciclável para profissionais de material reciclável. A ação é a continuidade de uma campanha iniciada em 2022 e que arrecadou o total de 147 quilos em material como plástico, papelão, eletroeletrônicos, além de 13 cestas básicas distribuídas entre os associados.

Agora, foram doados papelões, em entrega realizada pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e pelo diretor de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Franklin Torres. Além da doação, a Supesp vem se organizando para aderir à coleta seletiva e solidária, conforme o Decreto Estadual Nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, onde 13 órgãos da administração pública no Ceará já realizam esse tipo de coleta, fortalecendo uma cadeia produtiva de trabalhadores de material reciclável.

Para o superintendente Nabupolasar Feitosa, essa campanha já é um compromisso e uma filosofia muito importante da instituição, que mostra a preocupação com o nosso meio ambiente e com a qualidade de vida de trabalhadores tão essenciais para o nosso dia a dia. “Hoje, a questão ambiental, do trabalho digno, da segurança alimentar, deve ser uma prática e um tema abordados e defendidos por toda a coletividade. O nosso compromisso é ampliar e estimular cada vez mais essa adesão junto ao setor público”, explica o superintendente.

Atualmente, várias associações já fazem a coleta seletiva e solidária em órgãos públicos como a Polícia Federal, a Receita Federal e o INSS. Em dois e dois anos, o órgão que deseja fazer a coleta se cadastra na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), que faz um chamamento através de edital, convocando as associações credenciadas a realizar o convênio e uma vez tudo aprovado, o órgão público passa a integrar a lista daqueles que já fazem a coleta seletiva.

Veja as dicas para reciclagem:

– Adote um catador
– Procure um ecoponto ou associação
– Não doe restos de alimentos ou material de banheiro
– Separe os materiais (vidro, papel, isopor, plástico etc)
– Higienize as embalagens dos recicláveis
– Descarte eletrônicos apenas em pontos específicos
– Conscientize as crianças sobre reciclar

Para doar:

A Associação Rosa Virgínia fica na Rua 7, Nº 20, no Loteamento Santa Teresinha, no Mondubim, em Fortaleza. O interessado em agendar doações de material reciclável pode entrar em contato pelos telefones (85) 3467-3419 ou (85) 98962-1862.