Fortaleza encerra fevereiro de 2023 com redução de 28,2% nas mortes violentas

7 de março de 2023 - 11:35 # # # # # #

A cidade de Fortaleza encerrou o mês de fevereiro com a redução de 28,2% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), conforme o balanço da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No período, foram 61 registros, contra 85 em fevereiro de 2022.

A redução positiva também se estende para todo o Ceará. No levantamento apresentado, foram registradas 249 mortes violentas em fevereiro deste ano. Já no mesmo período de 2022 foram 276 casos, com uma retração de 9,8% no índice de CVLI.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, as diminuições nos índices mostram que as Forças de Segurança do Ceará estão alinhadas com o mesmo propósito. “Estamos no caminho certo e todas as gestões das vinculadas dialogam entre si, focadas em manter a redução dos indicadores”, detalha.

Durante o mês de fevereiro de 2023, como resposta aos crimes registrados, importantes prisões foram realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um homem e um adolescente suspeitos de tentativa de homicídio e de ato infracional análogo ao mesmo crime, respectivamente, em Canindé – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

Já em Crateús (AIS 16), três homens investigados por participação em homicídio foram presos no dia 14 pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Um dos capturados, identificado como Wellington Abreu Dutra (23), já tinha antecedentes por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e ameaça no contexto de violência doméstica e dano.

Denúncias

As denúncias são importantes para a investigação e captura de suspeitos de participação nos CVLIs. A população pode contribuir por meio do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.