Trabalho integrado das Forças de Segurança contribui para a redução dos crimes no Carnaval 2023

23 de fevereiro de 2023 - 11:26 # # # # # # #

O trabalho integrado das Forças de Segurança do Estado, que atuaram na Operação Carnaval 2023, contribuiu para a redução de 39,8% no índice de furtos no Ceará, bem como na diminuição de 30% no índice dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), no período que compreendeu a operação, realizada das 18 horas da última sexta-feira (17) até as 6 horas dessa quarta-feira (22). Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No Carnaval deste ano, foram registrados 553 furtos, enquanto em 2019, último ano em que houve a Operação Carnaval no Ceará, foram contabilizados 919 crimes dessa natureza. Já em relação aos CVPs, que abrangem todos os tipos de roubos, exceto o crime de roubo seguido de morte (latrocínio), no período momino de 2023 foram registrados 362 casos; já em 2019, o número apresentado foi de 517 crimes.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, ressalta que o envolvimento de todos da Força de Segurança do Estado foi primordial para o sucesso da Operação Carnaval 2023: “Diante do efetivo empregado tanto da Polícia Militar do Ceará, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e de todos que fazem as Forças de Segurança do Estado, concluímos que o trabalho foi bastante exitoso e teve bastante eficiência. Tudo isso foi fruto do trabalho coordenado entre a SSPDS com as suas vinculadas. E assim, evitamos perdas de vidas e perdas de patrimônio, houve redução de furtos e de roubos de bens dos foliões em todo o estado do Ceará”, destacou.

Vale destacar também o grande número de armas de fogo apreendidas na Operação Carnaval 2023. Neste ano, foram tiradas de circulação 70 armas de fogo, o que representa um aumento de 118,8% no comparativo com o total de armas recolhidas no Carnaval de 2019, quando foram contabilizadas 32 armas de fogo apreendidas.

No tocante ao registro de crimes sexuais, o Carnaval 2023 apresentou uma redução de 20% no índice quando comparado ao mesmo período de 2019. Este ano, foram registrados 12 casos, enquanto em 2019 o total contabilizado foi de 15 crimes sexuais. Já em relação ao número de prisões e apreensões em flagrante, as ações integradas das Forças de Segurança do Ceará resultaram na captura de 300 pessoas durante a Operação Carnaval deste ano.

Nas rodovias estaduais, houve a redução de 38% dos óbitos ocorridos em acidentes, conforme o balanço do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ao todo, foram cinco mortes em CEs, neste feriadão, contra oito em 2019. Já as ações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resultaram em 16.185 prevenções aquáticas, durante o período em todo o Estado.

Com relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), de 18 horas de sexta até as 6 horas de ontem, aconteceram 40. O número é 7% menor do que no período em que seria o Carnaval no ano passado, que não aconteceu por causa da pandemia de Covid 19, quando houve 43 CVLIs. No Carnaval de 2019, foram 38 vítimas.

Efetivo

A Operação Carnaval 2023 realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas coordenadorias e órgãos vinculados, contou com o efetivo de 6.839 homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará, que atuaram das 18 horas da sexta-feira (17) até às 6 horas de Quarta-Feira de Cinzas (22). Todas as Áreas Integradas de Segurança (AIS) foram contempladas com ações de segurança, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral. Ao todo, 5.424 policiais militares, 313 policiais civis, 660 bombeiros militares, 140 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 302 servidores da SSPDS fizeram parte da operação.