Supesp realiza visita à Pefoce para integração de dados e projetos

16 de fevereiro de 2023 - 11:13 # # # #

Continuando o processo de integração com as forças de segurança e órgãos vinculados, a nova direção da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniu-se com o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (14), na sede da Pefoce, com a participação do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa.

O objetivo é ampliar cada vez mais as demandas de informações estratégicas produzidas pela Perícia Forense, no contexto da persecução criminal e na produção de dados que serão utilizados pela Supesp para definição de políticas de segurança pública. Nos últimos dias, o superintendente, diretores e a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp já tiveram reuniões técnicas com representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Secretaria de Educação do Estado, Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Vice-Governadoria e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE).

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, a Pefoce é um órgão extremamente estratégico dentro do trabalho que é desenvolvido na perícia criminal, numa atividade que é referência em todo o país aliando uma equipe cada vez mais qualificada com equipamentos e tecnologia de ponta. “Nossa intenção é ampliar, aperfeiçoar nosso banco de dados, de estatísticas, estudos e pesquisas para ampliar a oferta e a qualidade de informações para os gestores da segurança pública”, informou o superintendente.

Tecnologia e referência

No início do ano, a Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), colaborou com a identificação do blogueiro cearense Welington Macedo de Souza (47), procurado pela Polícia Federal (PF). O homem, que está com um mandado de prisão preventiva em aberto, é investigado por participação em atos de vandalismo e tentativa de invasão a um prédio da Polícia Federal, em 12 de dezembro de 2022, além de uma tentativa de explosão de uma bomba na área do aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro do mesmo ano.

No final do ano de 2022, a Pefoce alcançou alcançou o topo do ranking do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) em valores relativos, proporcionais à população carcerária. O quantitativo de detentos condenados que tiveram o perfil genético coletado, representa cerca de 90% de todos os presos que possuem condenação judicial no Ceará, dentro do rol de crimes que a lei determina, colocando o estado entre os estados brasileiros com maior número de perfis genéticos inseridos no banco nacional.

Foram catalogados 7.200 amostras de detentos realizadas pelo Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF). É o banco de DNA mais completo do país e a cada seis meses é feita uma atualização dessa amostra em todo os estados.

Ainda em 2022, a Pefoce realizou a coleta de DNA de famílias que estejam com parentes desaparecidos, em prol da campanha nacional “Desaparecidos: política nacional de buscas de pessoas desaparecidas”. O objetivo é colaborar para a localização e a identificação dessas pessoas. A campanha, lançada nacionalmente em 25 de maio do ano passado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, foi elaborada pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Supesp

No Ceará, a ação ocorre com a parceria entre a Pefoce, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que é a Delegacia de Desaparecidos, e a Supesp, que fornece dados e estatísticas sobre pessoas desaparecidas.

Também no ano de 2022, a Supesp, por meio da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), foi responsável no assessoramento para o desenvolvimento do planejamento estratégico da Pefoce, subsidiando os conceitos relacionados ao planejamento estratégico, tais como missão, visão e valores.