Supesp apresenta dados para estratégias na rede estadual de educação

13 de fevereiro de 2023 - 17:21 # # # # #

Incrementando o trabalho de integração com vários setores da gestão pública estadual, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou a entrega de um estudo estatístico para representantes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Na ocasião, foram discutidas estratégias voltadas para a prevenção da criminalidade em locais próximos a estabelecimentos escolares. O objetivo do encontro também foi estreitar a parceria entre as áreas para subsidiar estudos mais robustos que possam melhorar as tomadas de decisão baseadas em evidências.

A entrega do estudo aconteceu na última sexta-feira (10/02) e reuniu a coordenadora de Cooperação com os Municípios (Copem) da Seduc, Bruna Leão, a orientadora da Célula de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental, Marília Gaspar, e a assessora técnica da Copem, Tábita Cavalcante. Pela Supesp, estiveram presentes o diretor da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Franklin Torres, o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Eduardo Barreto, e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Matheus Osterno.

“Com essa troca de informações, queremos estreitar os laços com esse setor estratégico do Governo do Estado, pois já sabemos que diversos conflitos podem ser acompanhados, evitados e, assim, deixar de se tornarem estatísticas de criminalidade, virando estatísticas de oportunidades. A Supesp pretende atuar mais ainda, fornecendo dados e elementos decisivos para tornar o ambienta escolar e familiar mais saudável”, acrescentou Franklin Torres.

Para a coordenadora do Copem, Bruna Leão, o grande desafio é se aproximar cada vez mais das necessidades e da realidade dos alunos e das suas famílias. “Uma das metas desse trabalho que fazemos junto aos municípios é ampliar o ensino em tempo integral, garantindo mais apoio pedagógico, humano e até profissional para esse público. Fazemos a chamada busca ativa para a redução da evasão escolar e garantir alfabetização na idade certa e atividades para o desenvolvimento emocional do aluno, porque atuamos na perspectiva da formação integral do estudante, possibilitando mais oportunidade na sua formação e integração na sociedade”, explicou Bruna Leão.