Fortaleza encerra janeiro com redução de 22,7% no índice de mortes por crimes violentos

8 de fevereiro de 2023 - 16:51 # # #

Esse é o melhor resultado de redução de CVLI na Capital desde setembro de 2019

As ações de enfrentamento à criminalidade reforçadas em Fortaleza resultaram na melhoria dos indicadores criminais na Capital cearense. Graças às estratégias e investimentos na área da Segurança Pública, além do trabalho integrado das Polícias Civil e Militar, Fortaleza apresentou redução de 22,7% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no primeiro mês de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 51 casos em janeiro deste ano, contra 66, registrados no mesmo período do ano anterior. Esse é o melhor resultado desde setembro de 2019, quando Fortaleza apresentou 44 mortes violentas.

Os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), englobam homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, creditou o bom resultado ao trabalho integrado que tem sido realizado de forma continuada pelas Forças de Segurança. “Acreditamos que essa redução em Fortaleza é fruto de um trabalho que tem sido iniciado nas principais Áreas Integradas de Segurança (AISs) da Capital. Queremos replicar esse trabalho para a Região Metropolitana, Interior Norte e Sul do Estado. Mas isso é exatamente fruto do trabalho integrado do uso da inteligência, tanto da Secretaria, como das Polícias Civil e Militar, que estão presentes em territórios, onde identificamos a atuação de criminosos. Isso tem demonstrado que esse trabalho tem sido cirúrgico começando nas áreas mais difíceis e sendo expandido para as demais partes do Ceará”, destacou ele.

Trabalho integrado

De forma permanente, as Forças de Segurança realizam operações de combate à criminalidade em bairros de Fortaleza. As ações são realizadas por instituições vinculadas à SSPDS com apoio de órgãos parceiros. Uma dessas ações foi intitulada de “Operação Focus” que tem como objetivo coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em pontos estratégicos de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado.

No decorrer dos trabalhos policiais, sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, as composições da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam saturações pelos bairros escolhidos por meio de dados analisados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp. Diante disso, saturações e abordagens a pessoas em atitudes suspeitas e veículos são realizadas.