Mais de cinco toneladas de drogas foram apreendidas no Ceará em 2022

11 de janeiro de 2023 - 09:52 # # # # # # #

Mais de cinco toneladas de entorpecentes foram apreendidas em todo o Estado durante o ano de 2022. Com o trabalho integrado, realizado pelas Polícias Civil e Militar do Ceará, foi possível retirar de circulação 5.684,21 kg de entorpecentes como maconha, crack e cocaína. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (GEESP) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), uma das vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

Ao longo de 2022, destacam-se os derivados da cannabis, que inclui maconha e haxixe. Foram mais de três toneladas, totalizando 3.431,16 kg de drogas apreendidas pelas Forças de Segurança entre janeiro e dezembro de 2022. No mesmo período, foram apreendidas 2.005,39 e 247,66 kg de cocaína e crack, respectivamente.

Entre as apreensões, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu 81 quilos de pasta base de cocaína em Morada Nova – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. A apreensão aconteceu em novembro de 2022, por meio de uma ofensiva do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), com apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Em junho do mesmo ano, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desativou um laboratório de drogas no bairro Demócrito Rocha (AIS 5), em Fortaleza. Cerca de 15 quilos de maconha, mais uma quantidade de crack e uma substância análoga à cocaína foram apreendidas.

Denúncias

As denúncias são fundamentais para fortalecer as apreensões realizadas em todo o Ceará. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

A Delegacia de Narcóticos (Denarc), unidade especializada da PC-CE, conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenham conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.