Supesp finaliza elaboração do próprio Índice de Desempenho Institucional (IDI)

21 de dezembro de 2022 - 20:18 # # #

Finalizando o processo de elaboração do modelo de mensuração do próprio desempenho institucional, a partir dos objetivos da instituição, bem como facilitar o conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pela superintendência, a Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) fez a entrega, nesta quarta-feira (21/12), do Índice de Desempenho Institucional da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (IDI-Supesp).

Por meio do Projeto Estratégico n°006/2022 – Diesp/Supesp, foi elaborado e apresentado um modelo de avaliação de desempenho da própria superintendência. O estudo é assinado pela pesquisadora Talita Araújo, assessora I, e por Anderson Duarte (foto abaixo), diretor da Diesp, e está pronto para ser implementado a partir do ano de 2023.

O IDI-Supesp traz como inovação uma série de categorias e indicadores, que possibilitam uma análise realista da qualidade das atividades desempenhadas pelo órgão, à luz das suas missões e objetivos estratégicos dispostos nos documentos oficiais que regem a sua atuação, como o seu planejamento estratégico.

O IDI tem como objetivos desenvolver fórmulas de cálculo para aferição de desempenho setorial e institucional, propor indicadores setoriais, elaborar painéis analíticos de desempenho, produzir um sistema informatizado de coleta e tratamento de dados, identificando processos e resultados, qualificando dados de esforço e aprimorando as atividades desenvolvidas pelos colaboradores da instituição.

A avaliação feita pelo IDI-Supesp se dá por meio da análise do desempenho de cada um dos setores que compõem a superintendência e a partir do uso das dimensões de esforços e resultados, verifica-se, periodicamente, se as metas estipuladas pelo órgão foram alcançadas.

O modelo de análise de desempenho proposto no IDI-Supesp foi desenhado para estimular a contínua ampliação da participação de seus servidores. “Desde os primórdios do projeto, foram realizadas reuniões com os representantes de cada unidade da Supesp, considerando os seus pontos de vista, para a elaboração dos indicadores institucionais, bem como para a estipulação de pesos para as principais atividades desenvolvidas pelos setores que formam a Supesp”, explica Anderson Duarte.

Além das referidas reuniões, houve a apresentação do modelo final do IDI-Supesp para todos os servidores, durante edição do projeto Multiplicando Saberes, com a participação de todos os servidores e colaboradores da instituição. Dessa forma, enfatiza-se o papel de protagonista dos servidores do órgão na análise de seu processo de avaliação.

Para a produção da análise de desempenho, a Diesp realizou uma pesquisa sobre o que já havia disponível a respeito da avaliação de desempenho na gestão pública, bem como investigou as principais experiências em avaliação de desempenho desenvolvidas no Brasil. A partir das melhores práticas utilizadas em instituições que atuam em atividades correlatas às que são desenvolvidas pela Supesp, após uma série de adaptações à realidade do órgão, foi desenvolvido o método de cálculo do IDI do órgão.

Excelência

Segundo o diretor da Diesp, Anderson Duarte, espera-se que o IDI-Supesp auxilie na mensuração e na avaliação do trabalho realizado pela superintendência, permitindo o reconhecimento dos méritos setoriais e coletivos, a responsabilização e o aperfeiçoamento do trabalho realizado e a transparência do órgão. “Garante-se, desta forma, a excelência dos estudos, pesquisas e projetos estratégicos produzidos pela Supesp, permitindo que, efetivamente, sejam aperfeiçoadas as políticas de segurança pública do estado do Ceará”, concluiu.