Revista Cadernos de Segurança Pública publica artigo da Supesp

16 de dezembro de 2022 - 08:11 # # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, na tarde desta quinta-feira (15), de cerimônia do lançamento da 14ª edição da Revista Cadernos de Segurança Pública, do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). Representada pelo diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), Anderson Duarte Barboza, o órgão teve o artigo “Curso de especialização em metodologia e didática do ensino em Segurança Pública: um relato de experiência” publicado na revista, que tem como tema principal “Ensino na Segurança Pública.”

A solenidade aconteceu na sede do instituto, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de várias autoridades e gestores da área da segurança pública e do ensino e formação neste segmento. Autor do artigo, Anderson Duarte relata que o trabalho fala sobre a experiência do curso que teve a oportunidade de coordenar na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), nos anos de 2019 e 2020. Na ocasião, o diretor da Diesp (foto abaixo) recebeu o certificado pela produção do artigo das mãos da presidente do ISP, Marcela Ortiz.

A 14ª edição da Revista Cadernos de Segurança Pública conta com uma quantidade recorde de textos: 12 artigos e uma apresentação escrita pela presidente do ISP, Marcela Ortiz, delegada de Polícia Civil, em conjunto com Elisângela Oliveira, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora das capacitações do instituto.

Além do Rio de Janeiro, participaram com publicações representantes e pesquisadores de estados como Ceará, Goiás e Minas Gerais. Segundo Camilla Pereira, editora da Revista Cadernos de Segurança Pública, as publicações desta edição compõem o que se chama de “aplicação técnica”, isto é, pautados em estudos de caso, onde discute-se a importância da capacitação desses agentes para a garantia de boas práticas no exercício da segurança pública. “Por fim, temos como novidade a seção “Reflexões do campo”, que conta com ensaios curtos que também abordam algumas questões referentes ao ensino na segurança pública”, reforça Camila.

Para o autor do artigo e diretor da Diesp, Anderson Duarte, mais uma vez, o estado do Ceará, por meio da Supesp e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), marca presença no meio científico da segurança pública nacional, projetando o estado como produtor de conhecimento e, desta vez, compartilhando a experiência do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino de Segurança Pública (Cemdesp) que, por sua vez, foi pioneiro em todo o país. “É um orgulho muito grande representar nosso estado e seus esforços para alcançarmos, cada vez mais, uma excelência nos serviços à população cearense na segurança pública”, pontuou o diretor.

Conhecimento, inovação e integração

Autor de diversos artigos científicos na área da segurança, educação e gestão pública, o capitão da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Anderson Duarte, é doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp), cuja primeira turma foi em 2019. Essa turma foi criada a partir da concepção de academias integradas de segurança pública e tinha como norte formar profissionais que conseguissem ensinar sobre Segurança Pública, incentivando a reflexão e prática desses profissionais.

Além deste artigo publicado na revista Cadernos de Segurança Pública, também já está disponível no site da Supesp outras publicações do diretor da Diesp pelo endereço https://www.supesp.ce.gov.br/artigos/. Em 2022, a Supesp também ganhou mais destaque com a publicação e premiação de artigos como o “Ciência e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública no Brasil”, de autoria do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, durante a 12ª Conferência Internacional de Ciência e Tecnologia em Singapura.

Agora em dezembro, também de autoria do superintendente, o artigo “Segurança Pública Baseada em Evidências”, ficou entre os seis melhores da 26ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, que reuniu centenas de trabalhos de todo o país em torno de iniciativas de inovação e melhoria de gestão no setor público.

Em 2021, o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo), desenvolvido pela Supesp, por meio da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), conquistou a Medalha do Prêmio Funcional do Mérito 2021,concedida pelo Governo do Estado do Ceará aos servidores/empregados públicos estaduais que se destacam no exercício de suas funções específicas, por meio do desenvolvimento de uma ação inovadora, visando a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. O autor do trabalho é o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e assessor da Diesp, Ricardo Catanho.