Supesp é finalista do 26º Concurso Inovação no Setor Público

15 de dezembro de 2022 - 14:44 # # # # #

Realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a 26ª edição do Concurso Inovação no Setor Público reuniu centenas de trabalhos de todo o país em torno de iniciativas de inovação e melhoria de gestão no setor público. A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) figurou na classificação geral entre os seis melhores trabalhos, concorrendo na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal.

Em solenidade ocorrida em Brasília, na sede da Enap, na última segunda-feira (12), a Supesp participou da solenidade de premiação do 26º Concurso Inovação no Setor Público, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. O órgão foi classificado para a final do concurso com o artigo “Segurança Pública Baseada em Evidências”, de autoria do superintendente, Dr Helano Matos, na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal.

No total, foram inscritos mais de 200 trabalhos de instituições de todo o país e selecionados 18 para a finalíssima, sendo três categorias concorrentes e três que receberam a premiação principal como as melhores da edição de 2022. O concurso é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e sua diretoria de Inovação (Gnova) em parceria com a Embaixada da Dinamarca e reúne entusiastas da inovação pública no evento “GNova Celebra”.

Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional e visa ativar ecossistemas de inovação no setor público, promover as iniciativas inovadoras premiadas no Concurso Inovação, os projetos dos municípios participantes do programa Cidades que Transformam e outras iniciativas estratégicas da diretoria.

Para o superintendente Helano Matos, a Supesp consolida sua atuação na área da inovação e tecnologias aplicadas à segurança pública, fortalecendo parcerias e conhecimento com instituições de grande relevância para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de segurança no estado do Ceará. “O Governo do Ceará por meio da SSPDS tem feito um investimento pesado nos últimos anos em tecnologias, material, formação, infraestrutura para as polícias e vinculadas, que tem gerado ótimos resultados na redução dos índices de criminalidade”, destacou Helano Matos.

Entre os concorrentes da Supesp tiveram os trabalhos como do Ministério da Economia, da Fundação Nacional do Desenvolvimento da Educação e Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Durante a programação da premiação do concurso, os participantes puderam conferir palestras como Inovação e Transformação Digital em Governos Locais, Construindo Redes no Serviço Público, além do lançamento do Guia para municípios: desenvolvendo uma agenda de mobilidade ativa e do Streaming da Inovação.

Prêmio Melhor Artigo

Esse é o segundo prêmio recebido pela Supesp em menos de dois meses. Em novembro último, durante a 12ª Conferência Internacional de Ciência e Tecnologia em Singapura 12th ICSTR, a Supesp recebeu a premiação com o artigo “Ciência e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública no Brasil”, também de autoria do superintendente da Supesp, Helano Matos e concorrido com trabalhos de mais de nove países.

Gnova 2022

O concurso Inovação no Setor Público tem como objetivo aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente, proporcionando melhores resultados, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade. Em 25 anos de premiação, foram apresentadas mais de 2,5 mil iniciativas, e premiadas mais de 400 experiências inovadoras.

Podem participar do concurso equipes de servidores públicos do Poder Executivo nas esferas federal, estadual, distrital e municipal (apenas capitais), integrantes da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista.

As iniciativas submetidas devem apresentar resultados já mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis. Não podem concorrer iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores. Os trabalhos premiados têm direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica, além da inclusão no Repositório Institucional da Enap, compondo a base de conhecimento de iniciativas inovadoras.