Supesp apresenta artigo em Webinar Segurança Pública em Perspectivas

5 de dezembro de 2022 - 15:20 # # # # # #

Representada por sua Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participa, nesta terça-feira (06/12), a partir das 9 horas, do lançamento da  2ª edição da Revista do Sistema Único de Segurança Pública e Defesa Social (Susp), que ocorrerá no Webinário Segurança Pública em Perspectivas.

O evento será transmitido pelo Youtube das 9h às 17h e os interessados poderão fazer a inscrição até as 18 horas desta segunda-feira (5), neste formulário online https://forms.office.com/r/3fZcZ0QzMz. Na ocasião, às 9 horas, será apresentado o artigo e a palestra “Prevenção e Repressão aos Crimes Vinculados: Tecnologia e Estratégias de Melhoria de Segurança Pública em Estados Brasileiros”, de autoria do diretor da Diesp/Supesp, Anderson Duarte Barboza (foto abaixo).

De acordo com o diretor da Diesp, a pesquisa é a única feita por um cearense entre todos os escolhidos para integrar o webinário e a edição da revista do Susp. “O trabalho objetiva discutir a prevenção e a repressão aos crimes vinculados, ao uso de veículos e sua relação com a estratégia de segurança pública no Brasil. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos que envolvem esse tipo de crime, bem como dos demais pressupostos teóricos que o fundamentam. Realizou-se uma busca de textos acadêmicos em repositórios digitais de pesquisa, principalmente com o auxílio do Google Acadêmico, sendo as palavras-chave utilizadas de forma combinada, em uma busca do tipo booleana, priorizando-se os textos mais recentes sobre o tema”, explicou Anderson, complementando que o estudo trata das boas práticas em segurança pública do Estado do Ceará, como a implantação de sistemas como o Spia e o Agilis de monitoramento de veículos.

101-Texto do Artigo-1241-1-10-20221202_Anderson Duarte

No artigo, disponível no link acima, são descritas experiências brasileiras, ocorridas a partir do ano de 2013, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, as quais envolvem a utilização de sistemas tecnológicos avançados de comunicação e informação com o intuito de prevenir ou reprimir os delitos em questão. Finalmente, apresenta-se uma breve análise dos resultados e dos achados surgidos a partir dos casos estudados, chegando à conclusão de que, sem uma estratégia baseada em integração e coordenação das ações das instituições de segurança pública, que fundamente o uso da tecnologia, as ferramentas perdem boa parte de sua potência e de seus efeitos positivos.

O webinário é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e contará com atividades teóricas e práticas para proporcionar a troca de experiências e a socialização dos resultados das pesquisas técnicas e científicas. O objetivo é desenvolver e consolidar o conhecimento científico, com foco na área de segurança pública, e proporcionar a interação e o debate entre profissionais e pesquisadores deste campo de saber. Durante o encontro serão apresentados os artigos que compõem o periódico. O evento será aberto e todos os participantes receberão certificado. Acesse a programação completa do evento no endereço ao lado https://bityli.com/WvYulNITX.

A Supesp consolida seu processo de integração com instituições da área de pesquisa, ciência e tecnologias aplicadas à segurança, aperfeiçoado seu trabalho e gestão de excelência já reconhecidos nacional e internacionalmente, como entidades como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Interpol, conferências e congressos no Brasil e no exterior.

Revista Susp

É um periódico semestral e interdisciplinar do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que dissemina o conhecimento científico, técnico e profissional na área da segurança pública, para ampliar e consolidar boas práticas, bem como, compartilhar experiências para o desenvolvimento científico, formação e aperfeiçoamento de profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

A revista publica artigos originais e inéditos, ensaios, revisões de literaturas, relatos de experiências, notas técnicas, resenhas, críticas científicas, traduções e entrevistas, em formato impresso e eletrônico.