Supesp recebe Certificado de Honra em Conferência Internacional de Cingapura

21 de novembro de 2022 - 13:50 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), recebeu o Certificado de Honra pela apresentação intitulada “Science and Technology Applied to Public Security in Brazil” (Ciência e Tecnologia Aplicadas à Segurança Pública no Brasil) durante a 12th International Conference on Science & Technology Research (12ª Conferência Internacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia) realizada na National University of Singapore – NUS (Universidade Nacional de Cingapura – NUS) em parceria com The Graduate Club na Suntec City (Clube de pós-graduação em Suntec City), na cidade-estado de Cingapura (Ásia).

O certificado foi conferido ao superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, pela sua apresentação na 12th International Conference on Science & Technology Research (12ª Conferência Internacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia), que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro. A honraria demonstra o elevado nível dos trabalhos desenvolvidos na Supesp, uma vez que a conferência é organizada pela Scientific and Technical Research Association (STRA) – Associação de Investigação Científica e Técnica – que é uma comunidade internacional de pesquisadores, profissionais, estudantes e educadores para o desenvolvimento e disseminação de ideias no campo da ciência e tecnologia.

Esta Conferência Internacional visa reunir a academia, a indústria e os profissionais para trocar e compartilhar suas ideias acadêmicas, resultados de pesquisas ou experiências promovendo a disseminação internacional do conhecimento e o desenvolvimento da fraternidade acadêmica internacional. Os participantes vêm de diferentes origens e países compartilhando suas pesquisas e experiências criando laços científicos e profissionais duradouros. Assim, a conferência visa reunir pesquisadores e profissionais de todo o mundo, incentivar o desenvolvimento intelectual e criar oportunidades de networking e colaboração.

Segundo o superintendente Dr. Helano Matos, esses objetivos são alcançados por meio de networking acadêmico e publicação de pesquisas em revistas internacionais. “Apresentei o artigo científico intitulado Ciência e Tecnologia Aplicada na Segurança Pública no Brasil. Este trabalho apresenta como o Governo do Ceará, no Brasil, tem utilizado ciência e tecnologia para prevenir e combater crimes a partir de uma perspectiva sistêmica, na qual a segurança pública é vista como resultado da ação de diversas esferas, instituições e poderes. Nessa perspectiva, a Segurança Pública Baseada em Evidências (SPBE) coordenada pela Supesp, agregou perspectivas científicas e tecnológicas que contextualizam a iniciativa cearense no cenário nacional para reduzir os indicadores criminais e gerar uma melhor sensação de segurança”, pontuou o superintendente.

A SPBE usa as evidências científicas, continuou o gestor da Supesp (foto abaixo), com um foco específico, baseado em crimes, territórios, pessoas, situações e atuando em dois momentos dentro do ciclo de gerenciamento estratégico:

1) Proativo (antes da violência), onde identifica as tendências e se antecipa;
2) Reativo (após a violência), dando uma resposta clara a uma situação que necessita intervenção das forças de segurança pública.

Assim, a Segurança Pública Baseada em Evidências visa atingir os seguintes objetivos:

Usar as evidências científicas; prevenir a violência; reduzir a criminalidade; melhorar a eficiência da máquina pública; aplicar a Gestão Pública por Resultados (GPR); facilitar a tomada de decisão; prover maior legitimidade social das ações de segurança pública; e fornecer à sociedade mecanismos objetivos de transparência e controle social.

Portanto, a SPBE estrategicamente desenvolvida pela Supesp, em cooperação com os outros órgãos que compõem a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), busca fundamentalmente a redução dos índices criminalidade e o aumento da segurança da população cearense através da implementação de ações estratégicas integradas focada em evidências científicas, de forma a proporcionar uma melhora na sensação de segurança e um avanço na construção de uma cultura de paz para os cidadãos cearenses.

Prevenção e estratégia

É nesse contexto que o Governo do Ceará priorizou o desenho de estratégias de prevenção e enfrentamento aos crimes a partir de uma perspectiva sistêmica, pela qual a segurança pública é vista como o resultado da ação pública de diversas esferas, instituições e poderes. E, por esta perspectiva, a Segurança Pública Baseada em Evidências desenvolvida pela Supesp irá agregar um olhar científico que contextualize a iniciativa cearense em relação à realidade nacional de forma a reduzir os indicadores criminais e gerar sensação de segurança à população cearense.

Trata-se de um esforço de pesquisa aplicada usando evidências científicas que não se resume apenas à geração de conhecimento, mas, sobretudo, baseia-se na inovação de que os avanços nas políticas de segurança pública exigem coordenação, articulação e transparência usando metodologia científica para ter estratégias de sucesso