Supesp participa de Fórum de Novas Tecnologias da Interpol em Cingapura

17 de novembro de 2022 - 11:59 # # # # # #

Intensificando o aprimoramento de conhecimento e o intercâmbio com instituições que atuam em tecnologias e inovação aplicadas à segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participa, de 15 a 17 de novembro, em Cingapura, do Fórum de Novas Tecnologias da Interpol: aplicação da Lei na Web 3.0, organizado pelo Centro de Inovação da Interpol e co-organizado pelo Ministério da Justiça do Estado da Baviera (Alemanha).

O objetivo deste evento é discutir tópicos e temas como casos policiais para demonstrar prós e contras pragmáticos de diferentes análises ou técnicas e tecnologias investigativas, coletar conhecimento da polícia sobre ameaças em novas tecnologias (sendo testemunhado usos criminosos), ajudando a Interpol, seus países membros e unidades operacionais a definir suas prioridades. Além da sensibilização sobre tecnologias emergentes e suas implicações para a aplicação da lei e casos de uso dos países membros adotando essas tecnologias para fins de policiamento.

Devido à natureza cada vez mais complexa da web 3.0 e à abordagem multidisciplinar necessária para lidar com essas tecnologias, o Centro de Inovação (IC) contará com redes existentes, fóruns, grupos de especialistas, direções da Interpol e países membros.

Para o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, participar como palestrante e painelista nesse fórum é crucial para consolidar o trabalho da Supesp e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) no contexto global de inovações e tecnologias de ponta aplicadas na solução de problemas reais na área de segurança pública. “Dessa forma, o Estado do Ceará apresenta as novas tecnologias para os representantes dos países membros da Interpol. A Supesp tem se tornado um dos principais articuladores e fomentadores de inovações, estratégias e pesquisas aplicadas à segurança pública no Ceará e uma das principais fontes de referência para os gestores, operadores de segurança e de formação de políticas públicas neste setor”, destaca Helano Matos.

Cada participante (ou delegação) preparou uma apresentação e participou de discussões sobre sensibilização sobre tecnologias emergentes e suas implicações para a aplicação da lei, casos de uso dos países membros adotando essas tecnologias para fins de policiamento e identificação de parceiros para futura formação e sensibilização policial.

O fórum espera concluir com os alguns resultados potenciais como descrever o estado atual as novas tecnologias em três aspectos (ameaça, ferramenta e evidência), relatório sobre a situação atual com casos e resultados por país, identificação de parceiros para futura formação e sensibilização policial e recomendações a serem consideradas pelos responsáveis pela aplicação da lei e pela inovação e departamentos.

Inovação

Esse intercâmbio é mais um realizado com instituições da área de pesquisa e tecnologia pela Supesp desde 2021, como forma incrementar e aperfeiçoar as atividades operacionalizadas pelo órgão e na articulação e propostas para os gestores na formulação de políticas públicas em segurança pública. Além das polícias e comandos especializados do Ceará, e de outros estados que já fizeram um intercâmbio de cooperação técnica com a Supesp, a superintendência compõe o HUB da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com acesso a informações estratégicas em segurança, além do Ministério da Justiça, onde a entidade já realiza troca de conhecimento e sistemas.

Além disso, foram realizadas cooperações com instituições com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para implementação do Programa de Policiamento em Pontos Quentes na cidade de Fortaleza e participações em eventos internacionais como o congresso em Bogotá, na Colômbia, na área de inovação e segurança pública.