Supesp/Dipas entrega Diagnóstico de Vulnerabilidades à Vice-Governadoria

14 de novembro de 2022 - 14:47 # # # #

Visando subsidiar, qualificar e embasar o planejamento de políticas públicas de prevenção à violência no âmbito dos dez municípios priorizados pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução de Violência (PreVio) da Vice-Governadoria, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), fez a entrega parcial do Diagnóstico de Violência e Vulnerabilidades à equipe de assessoria especial do programa.

Recentemente, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, entre secretarias do governo estadual, para elaboração deste diagnóstico. Participaram da reunião, na qual aconteceu a entrega do diagnóstico, a diretora da Dipas, Manuela Cândido; a socióloga Giovanna Santiago e o geógrafo Eudázio Sampaio, ambos assessores da diretoria. Pela equipe da Vice-Governadoria estavam presentes Pedrita Viana, Marília Goya, Ozanira Aquino e Ana Paula Costa, grupo responsável pela implementação das ações do Pacto por um Ceará Pacífico dos territórios de Fortaleza, além de Letícia Menoíta e Camila Cabral, responsáveis pela articulação do diagnóstico.

A articulação com as secretarias foi realizada pela equipe de assessoria especial da Vice-Governadoria, que juntamente com a diretoria propôs uma metodologia para seleção de indicadores relevantes, compartilhamento de dados, para posterior análise.

O diagnóstico de vulnerabilidades será compartilhado com órgãos públicos estaduais, prefeituras municipais e consultorias de apoio técnico ao PReVio para embasar e qualificar o planejamento de políticas públicas de prevenção à violência em nível municipal e estadual.

A primeira etapa ocorreu na última sexta-feira (11), na sala de reunião da Vice-Gov, com a entrega parcial dos dados referentes a indicadores criminais do município de Fortaleza e, em etapa posterior, as secretarias encaminharão os demais dados para complementação da análise.

Segundo a diretora Manuela Cândido, foram meses de articulação da equipe de assessoria especial com as secretarias para estabelecer os indicadores relevantes para o diagnóstico. “Nesse processo, a equipe da Dipas/Supesp ficou com a responsabilidade de compilar e analisar todos os dados transferidos para realização da análise integrada dos dados relacionados à violência e vulnerabilidades nos dez municípios, explica Manuela Cândido, relatando a importância do processo de construção e reuniões realizadas até o momento atual.

Secretarias

Secretarias envolvidas no diagnóstico: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (Sap), Secretaria das Cidades (Scidades), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria da Cultura (Secult), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado Do Ceará (SeaS).